Dados do Trabalho
Título
ESTRESSE INFANTIL E A PROPENSAO AO TDAH
Fundamentação/Introdução
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é caracterizado por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade. O estresse é um fator que influencia o desenvolvimento da criança e pode desencadear o distúrbio ou causar sua piora. Entender como o estresse pode influenciar o distúrbio e sua expressão pode aprimorar a compreensão desta relação.
Objetivos
O presente estudo busca compreender as relações entre o estresse infantil e o TDAH.
Delineamento e Métodos
Foi realizada uma revisão de obras e textos publicados entre 2007 e 2021 nas bases de dados “NCBI”(National Center for BiotechnologyInformation) e “Scielo” (Scientific Electronic Library Online), a partir dos descritores: “TDAH”, “child” e “stress”.
Resultados
A literatura sugere que o TDAH é uma interação entre fatores genéticos e ambientais. Ainda não há o estabelecimento da relação entre biomarcadores, como o cortisol, hormônio relacionado ao estresse e a expressão do TDAH. Contudo, há indícios de que crianças com
TDAH, quando expostas a fatores estressores, possuem efeitos mais deletérios no comportamento, e vivenciam com maior prejuízo o estresse em comparação com crianças sem o distúrbio. Observa-se que um ambiente familiar acolhedor também é um fator influenciador.
Conclusões/Considerações Finais
Estudos acerca de biomarcadores ainda precisam de novos alvos de pesquisa. São necessários mais estudos nesse contexto, além
da conscientização da importância da manutenção da saúde mental na infância.
Palavras-Chave
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; TDAH; Estressse; Estresse infantil
Área
Tema Livre
Instituições
Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
KEILAH PINTO GULARTE, CAMILLA LAZZARETTI