Dados do Trabalho


Título

MELANOMA METASTATICO CEREBRAL COMO APRESENTAÇAO DE ABSCESSO - UM RELATO DE CASO

Introdução

INTRODUÇÃO/FUNDAMENTOS: A mortalidade do paciente com melanoma metastático cerebral é alta. Faz-se necessário detecção e intervenção precoces, que se tornam desafiadoras devido à sobreposição de características clínicas.

Objetivos

OBJETIVOS: Descrever um caso de melanoma metastático com apresentação clínico-radiológica de abscesso cerebral, a fim de salientar a importância deste diagnóstico diferencial.

Descrição do caso

CASO: Paciente do sexo masculino, 68 anos, procedente de Echaporã, branco, casado, agricultor, negava comorbidades, relatava exérese de tumor cutâneo há 6 anos e cefaléia em região occipito parietal direita há 6 meses, de caráter intermitente. Deu entrada no hospital devido a quadro súbito de disartria, desvio de rima labial e edema de hemiface à esquerda, evoluindo com sonolência e hemiparesia à esquerda de predomínio braquial. Ao exame físico da entrada encontrava-se afebril e consciente, presença de linfonodo inguinal palpável à direita, aderido aos planos profundos, indolor à palpação, 3 centímetros, irredutível à manobra de valsalva (realizada biópsia) e lesão anular hipocrômica de centro preto-azulado em região lombar- à dermatoscopia, susgestiva de malignidade. Biópsia: lesão melanocítica com regressão completa. Realizada tomografia de crânio contrastada que evidenciou imagem arredondada de contornos isoatenuantes ao parênquima cerebral e hipoatenuação central, com realce, em tálamo à direita associada a halo hipoatenuante e edema, discreto efeito expansivo. Ressonância magnética cerebral corroborava imagem sugestiva de abscesso. Após 5 dias de internação, apresentou febre e rebaixamento do nível de consciência, rigidez de nuca, babinski à esquerda e bradicinesia. Nova tomografia de crânio evidenciou lesão na topografia do tálamo à direita, com edema vasogênico, efeito de massa, desvio da linha média e dilatação ventricular. Paciente submetido à derivação ventricular externa e coleta de líquor seriada com cultura positiva para Enterococcus faecium e pleocitose. Procedeu-se à antibioticoterapia e suporte neurointensivo. Sorologias para hepatites, sífilis, vírus da imunodeficiência humana e toxoplasmose negativas. Anatomopatológico de linfonodo inguinal à direita evidenciou melanoma metastático.

Conclusões

CONCLUSÕES/CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este caso ratifica a importância do diagnóstico diferencial de abscesso com tumores metastáticos cerebrais, dado que a imagem radiológica e manifestação clínica de acometimento de sistema nervoso central são muito semelhantes entre si.

Palavras Chave

Melanoma; metástase neoplásica; abscesso encefálico.

Área

Trabalho

Instituições

Hospital das Clínicas de Marília - São Paulo - Brasil

Autores

LAYENE CAETANO IRENO, MARIA FERNANDA ROSA DEZAN, BRUNA SANTOS SILVA, SARA JULIAN PELAQUIM, GUILHERME COSTA MUNHOZ