Dados do Trabalho


Título

ANEMIA APLASTICA ASSOCIADA A DOENÇA DE CROHN POSSIVEL: UM RELATO DE CASO

Introdução

Pouco se sabe sobre a associação entre Anemia Aplástica (AA) e Doença de Crohn (DC), sendo uma condição relativamente rara.

Objetivos

Relato de caso de uma paciente do sexo feminino, com diagnóstico inicial de AA idiopática, que evoluiu com sinais e sintomas sugestivos de DC, indicando possível associação imunológica.

Descrição do caso

L.L.M, sexo feminino, 31 anos, portadora de Hipotireoidismo, ex-tabagista, com diagnóstico de AA em abril/2021 durante investigação de quadro de pancitopenia grave, confirmada por aspirado e biópsia de medula óssea, inicialmente interpretada como idiopática. Em Outubro/2021, foi submetida a laparotomia exploradora por abdome agudo, sendo evidenciado espessamento segmentar do cólon. Em 2022, episódios recorrentes de febre, dor abdominal, náuseas, vômitos e diarréia, com necessidade de internação hospitalar. Além disso, a paciente apresentava fissura anal, eritema nodoso e lesões sugestivas de pioderma gangrenoso após injeções subcutâneas. Os sintomas gastrintestinais eram intermitentes, com melhora apenas transitória após antibioticoterapia. Diante da suspeita clínica de associação de AA e DC, foi iniciada prednisona 60mg/dia via oral como prova terapêutica. Após 3 dias de corticoterapia, apresentou melhora completa do quadro abdominal, recebendo alta hospitalar em desmame de corticóide. Iniciou ambulatorialmente eltrombopague e ciclosporina para tratamento de AA, estando atualmente em boas condições clínicas, sem recorrência dos sintomas gastrointestinais desde então.

Conclusões

A AA é uma síndrome clínica que cursa com falência da linhagem hematopoiética, levando a pancitopenia. Os possíveis fatores patogênicos são medicamentos, intoxicações, radiação, disfunção imunológica e doenças hereditárias. A DC é uma DII idiopática, se manifesta por dor abdominal e diarreia crônica. Além disso, pode ter manifestações perianais, com fístulas e fissuras, e manifestações extra-intestinais, incluindo lesões de pele como o eritema nodoso e o pioderma gangrenoso. Na literatura, encontramos apenas uma série de casos da associação entre DC e AA, sendo seis pacientes do sexo masculino, cujos sintomas mais comuns eram dor abdominal e febre. Tais pacientes apresentavam um prognóstico pior do que os pacientes com AA idiopática, porém houve resposta ao tratamento padrão da AA. O estudo da associação entre essas duas doenças pode contribuir para a compreensão de uma fisiopatogenia imunológica comum e melhor manejo terapêutico.

Palavras Chave

Anemia Aplástica; Doença de Crohn; Doenças do sistema imunológico

Área

Trabalho

Autores

DANIELA CEZARIO MENEZES, VERÔNICA DE BRITO MELLO, LEONARDO MARCOLONGO GOMES CORTAT, AUANNA RAQUEL NEVES RODRIGUES, MAURÍCIO GIMENES MARIN NETO