Dados do Trabalho


Título

MICETOMA

Introdução

Os micetomas são considerados uma doença negligenciada, com ocorrência nos países tropicais da África ocidental (Senegal, Mali e Mauritânia), Ásia (Índia), e Américas do Sul e Central, especialmente Argentina, Brasil, Colômbia, Venezuela e México.
No Brasil, a maioria dos casos de micetomas se concentra na região Nordeste, geralmente em locais de clima árido, de curta estação chuvosa e pequena variação da temperatura, onde o fungo sobrevive no seu habitat natural. A doença acomete mais homens que trabalham na zona rural em contato com solo, plantas, farpas e espinhos contaminados pelos fungos. As lesões dos micetomas no indivíduo evoluem lenta e progressivamente. Geralmente, a doença apresenta um bom prognóstico, mas pode ser de difícil cura. O efeito estético da doença é um estigma social relevante e pode afetar as relações sociais do indivíduo.

Objetivos

Propor discussão entre a comunidade cientifica sobre o caso raro de infecção pelo micetoma

Descrição do caso

Paciente homem 71 anos procura assistência médica no ambulatório de dermatologia em mato grosso do sul com queixa de aumento do pé esquerdo há 10 anos. Relata que após trauma no portão começou a ter inchaço do pé esquerdo, com surgimento de lesões papulo e pustulosas e algumas vesículas e bolhas no local com drenagem de secreção granular em vários pontos em região plantar, sem outras lesões similares em outra parte do corpo. Nega linfoadenomegalias ou perda ponderal no período. Associadamente refere prurido intenso e ardor local, fez uso de múltiplos medicamentos via oral como anti-inflamatórios e antibióticos que não soube especificar quais e tópicos como nebacetim e outras pomadas assim como ozonioterapia. Nega sintomas sistêmicos. Referia que chegou a fazer biopsia da lesão, porém não trouxeram na consulta e não foi conclusiva. Negou comorbidades. Fez uso prévio de tabaco e álcool, mas abstinente há 20 anos. Realizado nova biópsia local com descrição anatomopatológico com aspecto morfológico levanta hipótese para micetoma actinomyces sp, sem critérios de malignidade e pesquisa para fungos, gram e baar negativos.

Conclusões

As micoses sistêmicas não integram a lista nacional de doenças de notificação compulsória no Brasil. Elas também não são objeto de vigilância epidemiológica de rotina, com exceção dos estados brasileiros que instituíram essa notificação de iniciativa do seu âmbito de gestão. Por isso, não existem dados epidemiológicos sobre a ocorrência, magnitude e transcendência dos micetomas em nível nacional.

Palavras Chave

MICETOMA; MICOSE;

Área

Trabalho

Autores

ARTHUR FELLIPE AMORIM BORGES CANAVARROS, LOHANY RODRIGUES DA SILVA, LETTICIA PAREIRA NEVES, ANA CAROLINA MELO, GABRIEL FERNANDES KLAUS