Dados do Trabalho
Título
MIELOMA MULTIPLO DO TIPO IGA COM POSITIVIDADE PARA CADEIA LAMBDA EM UM PACIENTE COM DOR EM COLUNA VERTEBRAL E ARCOS COSTAIS: UM RELATO DE CASO
Introdução
O Mieloma Múltiplo (MM) é uma neoplasia relativamente rara, com prevalência em torno de 1% de todas as neoplasias diagnosticadas no mundo e 10-15% entre as neoplasias hematológicas.
Este tumor é caracterizado principalmente pela proliferação anormal e descontrolada de plasmócitos na medula óssea, levando a produção de imunoglobulinas ou cadeias de imunoglobulinas monoclonais e não funcionais, mas capazes de causar lesão tecidual ao indivíduo.
Contudo, nem sempre a associação dos achados é óbvia e exames laboratoriais adicionais, como hemograma, raio-X de ossos, exames de função renal, eletroforese e imunofixação de proteínas séricas e urinárias podem sugerir o diagnóstico.
Objetivos
Por conta do grande espectro de manifestações clínicas e também laboratoriais e da prevalência relativamente baixa desta doença, neste relato de caso, observamos que a apresentação inicial do paciente nem sempre nos direciona para o diagnóstico, mostrando a importância de valorizar os detalhes. Esperamos contribuir com a literatura médica com a apresentação deste caso, a fim de fornecer mais dados sobre o MM.
Descrição do caso
Homem, 54 anos, com queixa de dor em região de arcos costais à direita e na coluna vertebral, iniciado há cerca de 2 meses. Associado a isso, havia perda ponderal de cerca de seis quilos em quatro meses e hiporexia. Ao exame físico estava vigil, com sensibilidade tátil preservada, força muscular preservada globalmente, com dor a palpação de coluna vertebral em transição cervico-torácica. Trazia ressonância magnética (RNM) de coluna vertebral, solicitado por médico particular, que evidenciava lesões ósseas líticas, numerosas e difusas, sugestivas de metástases ósseas. A eletroforese de proteínas urinárias também mostrou aumento da betaglobulina, com imunoeletroforese evidenciando presença de banda monoclonal IgA Lambda.
Conclusões
Neste caso apresentado, a marca registrada foram as lesões ósseas, que ocorreu de maneira abrupta, sendo os sintomas principais dor em arcos costais e coluna vertebral, sem qualquer outro indício de sintoma associado. Caso não houvesse uma dor intensa, refratário à opióides, que necessitou de internação, o paciente provavelmente teria o seu diagnóstico postergado. Desse modo, é primordial que os médicos sempre investiguem o diagnóstico etiológico das queixas ou alterações laboratoriais apresentadas, pois comumente essa doença se manifesta de forma incaracterística.
Palavras Chave
Mieloma múltipo, tumor, lesões ósseas, cadeia Lambda
Área
Trabalho
Autores
JOAO VITOR DOMINGUES DA COSTA NASCIMENTo, DANIELLA BALTADAKIS, CAROLINA ALMEIDA, ADRIANO CÉSAR BERTUCCIO, THIAGO LUIS RONCONI