Dados do Trabalho


Título

O impacto da implementação da iniciativa Angels no atendimento do AVC agudo em um hospital terciário: análise das medidas e dos indicadores do primeiro semestre de projeto.

Introdução

acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi) é um evento neurológico focal súbito decorrente da redução do fluxo sanguíneo cerebral. A diminuição desse fluxo gera uma área infartada, comprometida irreversivelmente, e uma área ao redor, penumbra isquêmica, recuperável com a reperfusão tecidual. Com o tempo, a área isquêmica aumenta, reduzindo a eficácia terapêutica das estratégias de reperfusão, por isso, o manejo da fase aguda foca na rápida administração do fibrinolítico. O Programa Angels foi criado pela Boehringer Ingelheim para qualificar os centros de AVC existentes e auxiliar na implementação de novos, visto a alta prevalência de AVCi, sua alta morbi-mortalidade e seu caráter tempo dependente.

Objetivos

Avaliar o impacto da implementação do Protocolo Angels no desfecho dos casos de AVCi.

Delineamento e Métodos

Estudo retrospectivo de atendimentos de AVCi a partir da revisão de prontuários de Agosto de 2021 a Janeiro de 2022.

Resultados

A iniciativa Angels, após seus primeiros seis meses, evidenciou melhora significativa no atendimento dos pacientes com AVCi, sendo um dos pontos primordiais a administração do bolus do fibrinolítico na sala de tomografia. Ajustes progressivos dos fluxos diminuíram drasticamente o tempo porta-agulha, tal modo que em Agosto de 2021 era 59 minutos e Janeiro de 2022, 38 minutos.

Conclusões

O AVCi possui tratamentos de fase aguda eficazes, no entanto, o desafio, principalmente em países em desenvolvimento como Brasil, é sistematizar o atendimento em todos os serviços, para que ele aconteça de forma mais ágil possível, e o Protocolo Angels vem de encontro a essa necessidade, mostrando-se eficaz nesta otimização.

Palavras Chave

acidente vascular cerebral isquêmico, trombólise.

Área

Trabalho

Instituições

Santa Casa de São Carlos - São Paulo - Brasil

Autores

ANA PAULA GOBATE MIORIN, VITOR ROBERTO PUGLIESI MARQUES