Dados do Trabalho


Título

MUCINOSE PAPULOSA ASSOCIADA A HIPERTIREOIDISMO

Introdução

Mucinoses cutâneas constitui um conjunto heterogêneo de dermatoses caracterizada por acúmulo de mucina na derme. O líquen mixedematoso ou mucinose papulosa, uma de suas variantes clínica, é uma doença rara e idiopática, com deposição anormal de mucina e aumento de colágeno na derme, sendo a ausência de doença tireoidiana um de seus critérios diagnóstico. O caso relatado possui como diferencial a associação de disfunção tireoidiana em uma paciente com mucinose papulosa confirmada por anatomopatológico e clínica característica.

Objetivos

Promover a discussão entre a comunidade cientifica sobre caso raro de mucinose papulosa associada a doença tireoidiana.

Descrição do caso

Neste caso clínico apresentado, temos uma mulher com 72 anos, apresentando como queixa principal, pápulas normocrômicas em dorso das mãos e extremidade distal dos antebraços e em região cervical bilateral de forma simétrica há 6 meses, assintomáticas e na história patológica pregressa possuía hipertensão arterial, diabetes mellitus e hipertireoidismo subclínico com TSH 0,14 (normal: 0,27-4,2) e T4 livre 1,02 (normal: 0,93-1,7), custas de um bócio nodular de tireoide como comorbidades. Paciente apresentava exame histológico de lesão em dois locais diferente com depósito anormal de mucina na derme reticular.

Conclusões

O líquen mixedematoso ou mucinose papulosa se manifesta por um quadro localizado, com pápulas normocrômicas e em geral assintomática, em topografia de membros superiores, tronco superior e pescoço, ou generalizado, com numerosas pápulas normocrômicas em todo o tegumento, de configuração linear que se coalescem formando placas e dando um aspecto endurecido para a pele, sendo associado a paraproteinemia e manifestações sistêmicas devido acúmulo de mucina anormal em outros tecidos e órgãos. Seu diagnóstico é feito através da histologia, quadro clínico e a ausência de doença tireoidiana como critério. Em alguns poucos casos, podemos ter alterações tireoidianas associadas, configurando um caso de mucinose papulosa atípica. Apesar da associação do líquen mixedematoso com doença tireoidiana ser rara, a presença da mesma não deve ser critério de exclusão.

Palavras Chave

Mucinose papulosa;Hipertireoidismo;dermatoses;

Área

Trabalho

Instituições

Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian - Mato Grosso do Sul - Brasil

Autores

ARTHUR FELLIPE AMORIM BORGES CANAVARROS, LOHANY RODRIGUES DA SILVA, LETTICIA PARREIRA NEVES, ANA CAROLINA MELO, GABRIEL FERNANDES KLAUS