Dados do Trabalho
Título
ANALISE FISIOPATOLOGICA DA HIPERTENSAO PULMONAR ASSOCIADA AO HIV (HIV-PH)
Introdução
Após a introdução de melhores terapias relacionadas ao tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) houve um crescente aumento na sobrevida desses pacientes, associado a aumento de doenças crônicas como Hipertensão Pulmonar (HP) e doenças cardiopulmonares. A prevalência de Hipertensão pulmonar relacionada ao HIV é maior do que na população geral, ocasionando morbidade significativa e é um preditor independente de mortalidade.
Objetivos
Avaliar descobertas recentes relatadas na literatura sobre a prevalência e patogênese da HIV-HP.
Delineamento e Métodos
Revisão temática sistemática utilizando como base de dados PUBMED e LILACS (últimos 6 anos) com os descritores “HAP” e “HIV” e “HAP HIV”.
Resultados
Estudos africanos demonstram que a prevalência de hipertensão em pessoas vivendo com AIDS (PVHA) usuários de terapia antirretroviral (TARV) e PVHA sem tratamento prévio variou de 6 a 50% e 2 a 41%, respectivamente. No grupo de pacientes com HIV em uso de TARV a prevalência foi maior e os controles negativos menor. Destacando estudos americanos e europeus a prevalência global de hipertensão em PVHA variou de 4 a 57%.
Entre os estudos que relatam inflamação, imunidade e HIV-HP, foram descobertos níveis mais altos de IL-17A, IFN- γ e contagem de células T CD4+ em indivíduos HIV-positivos em uso de TARV. Observa-se que as mulheres eram mais propensas a ter níveis mais altos de IL-17A do que os homens, e a IL-17A foi afetada pelo IMC, mas não pelos níveis de estresse, contagem de CD4+, estágio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e ART. As citocinas inflamatórias IL-2, IL-6, IL-8, fator de necrose tumoral alfa (TNF- α) e as citocinas anti-inflamatórias IL-4 e IL-10 não estão associadas à hipertensão.
Conclusões
A ativação imune crônica colabora com o desenvolvimento da HP, mas o meio inflamatório que predispõe a PVHA à hipertensão é pouco compreendido. Mais pesquisas são necessárias a fim de compreender e caracterizar o meio inflamatório que contribui para hipertensão em PVHS, especialmente em populações africanas, na qual carga global de HIV é mais alta.
Palavras Chave
Hipertensão Arterial Pulmonar, HIV, AIDS, Fisiopatologia.
Área
Trabalho
Autores
PHABLO ROBERTO FERREIRA CORDULA, BRENDA JORDÂNIA FERNANDES RODRIGUES, ARTÊNIO SALES SILVA, CLEILTON XAVIER DE ALENCAR