Dados do Trabalho
Título
APRESENTAÇÃO CLÍNICA DISSEMINADA GRAVE DE INFECÇÃO POR MONKEYPOX: UM RELATO DE CASO
Introdução
A varíola humana é um ortopoxvírus zoonótico com apresentação semelhante à da varíola. Monkeypox é transmitido aos seres humanos quando encontram animais infectados e também por contato direto (sexual ou pele a pele), gotículas respiratórias e fômites.
Objetivos
Compreender os fatores envolvidos na evolução clínica desfavorável e seus resultados dessa doença.
Descrição do caso
Paciente sexo masculino, 20 anos, comparece ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio, Pouso Alegre- MG, no dia 11/09/22, com relato de surgimento de lesões ulceradas em glande e prepúcio peniano, dolorosas e pruriginosas há 20 dias associado a febre termometrada 38 graus em 2 dias seguidos,mialgia e cefaléia. Há 13 dias,surgiram lesões ulceradas em região mucosa oral, odinofagia associada, concomitante a lesões ulceradas e pruriginosas em pele, predominantemente em membros superiores, inferiores e dorso. Além disso piora das lesões penianas associado a edema peniano e retenção urinánária. Internação hospitalar com realização de PCR com pesquisa de monkeypoxvirus (MPXV) em raspado de lesão ulcerada em membro inferior, positivo, realizado teste rápido HIV positivo, solicitado teste HIV ELISA em 2 amostras, com confirmação do resultado. Iniciado tratamento com ceftriaxona 1grama 12/12h empírica, após 4 dias de uso, paciente com febre persistente e piora das lesões, optado por escalonar antibioticoterapia para vancomicina 1 grama 12/12h, associado com aciclovir 250 mg 8/8h ( devido a surgimento de vesículas com padrão herpético em região inguinal a direita), fez uso por 7 dias ao todo, porém persistência de febre e padrão de nódulos pulmonares e opacidades em vidro fosco em tomografia de tórax, optado por uso de Bactrim dose terapêutica para pneumocistose, iniciado TARV, aumento de espectro de antibiótico para teicoplanina e clindamicina, solicitado junto ao Ministério da Saúde liberação de Tecovirimat para caso, porém não foi disponibilizado. Paciente com necessidade de SNE para alimentação, necessidade de droga vasoativa devido hipotensão persistente, paciente evolui com midríase bilateral, fotorreagente e rebaixamento de nível de consciência, evoluindo para PCR em ritmo não chocável e óbito.
Conclusões
Monkeypox é uma doença zoonótica causada pelo vírus monkeypox, relacionado ao vírus da varíola.Assim essa apresentação clínica atípica e severamente disseminada da infecção pelo vírus da varíola dos macacos aponta para a possibilidade de progressão para doença grave.
Palavras Chave
Monkeypox virus; HIV; Repercussões clínicas disseminadas;transmissão sexual
Área
Trabalho
Autores
OTHO MELO DE FIGUEIREDO, JULIELLY ALMEIDA ANDRADE BRANDÃO , BRENO CÉSAR DINIZ PONTES , IGOR PEREIRA MATOS OLIVEIRA