Dados do Trabalho


Título

DERRAME PLEURAL DE REPETIÇAO COM CARACTERISTICA DE TRANSUDATO EM PACIENTE COM CARCINOMA EPIDERMOIDE PULMONAR - RELATO DE CASO

Introdução

O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer no mundo e a quarta neoplasia mais incidente no Brasil, e o tabagismo é seu principal fator de risco. O derrame pleural é uma complicação comum em alguns tipos de câncer, sendo um terço deles causados por tumores de pulmão e mais de 90% classificados como exsudatos.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente com derrame pleural de repetição, todos classificados como transudatos, que em investigação foi diagnosticado com carcinoma epidermóide pulmonar.

Descrição do caso

Homem branco, de 70 anos, com antecedente prévio de tabagismo 75 anos-maço e história atual de perda de 16kg, dor torácica ventilatório-dependente e dispneia nos últimos 2 meses. Foi internado no serviço de origem, diagnosticado com pneumonia e recebeu antibioticoterapia endovenosa por 11 dias. Oito dias após a alta, retorna ao serviço de origem com recidiva dos sintomas e derrame pleural à direita que foi puncionado com saída de 1300ml de líquido pleural em toracocentese de alívio. Foi encaminhado ao nosso hospital e retirado mais 2300ml de líquido pleural com característica quimiocitológica de transudato pelos critérios de Light e recebeu alta para investigação ambulatorial. Após 7 dias retorna ao hospital queixando-se dos mesmos sintomas e com novo derrame pleural que após analisado mantinha-se como transudato. Realizado ecocardiograma que evidenciou discreta hipertensão pulmonar e função cardíaca preservada. Foi necessária uma terceira punção de alívio que mantinha líquido pleural com características de transudato. Solicitada tomografia de tórax sem contraste em que se observou lesões sugestivas de acometimento neoplásico em pulmão direito. Em broncoscopia apresentava compressão extrínseca de brônquio do lobo inferior direito, com mucosa friável, onde foi realizada biopsia e recebeu diagnóstico anatomopatológico de carcinoma epidermóide de alto grau.

Conclusões

O caso relatado aborda a investigação do derrame pleural, uma complicação oncológica comum em determinados tipos de câncer, principalmente o de pulmão, porém que incomumente se apresenta como transudato. A toracocentese está indicada sempre que houver uma coleção pleural nova e a citologia oncótica deve ser solicitada sempre que houver suspeita de câncer. A tomografia de tórax é o exame de escolha para avaliar pacientes com suspeita de câncer de pulmão e a avaliação histopatológica é essencial para confirmar o diagnóstico.

Palavras Chave

pulmão, pleura, derrame pleural, neoplasias pulmonares, carcinoma pulmonar de células não pequenas

Área

Trabalho

Autores

MARIA FERNANDA ROSA DEZAN, LUCAS WAIB CASTELO BRANCO, RODRIGO GAZZOLA CUNHA, JOÃO VICTOR ZUQUE DE MEDEIROS, LUIZ ALVES BARRETO PEREIRA