Dados do Trabalho


Título

OS RISCOS DEVIDO AO USO INDISCRIMINADO DOS ANTI- INFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDAIS (AINEs): UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Introdução

Os medicamentos mais vendidos no mundo são os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs). Suas propriedades analgésicas, antipiréticas e anti-inflamatórias os tornam uma opção de tratamento de primeira linha para dor, febre e inflamação. Devido a esse uso generalizado, o conhecimento dos efeitos adversos é importante para a conscientização sobre os riscos do uso indiscriminado.

Objetivos

Realizar uma revisão bibliográfica não sistemática sobre os riscos devido ao uso indiscriminado dos anti- inflamatórios não esteroidais com artigos publicados entre 2010 à 2022.

Delineamento e Métodos

Levantamento bibliográfico por busca eletrônica nas bases de dados indexadas. Critérios de inclusão e exclusão foram aplicados e, posteriormente, selecionados 28 artigos para realização do estudo.

Resultados

O incentivo ao uso de medicamentos, difícil acesso à assistência médica em algumas regiões e a falta de esclarecimento estão entre os principais desencadeantes da automedicação. Entre os AINEs mais comercializados, destacam-se o diclofenaco e a nimesulida. E as dores musculares se apresentaram como a primeira causa de busca pela medicação. O uso indiscriminado aumentou a ocorrência de reações adversas, sendo os eventos cardiovasculares os mais graves, com risco de parada cardíaca. O risco de complicações gastrointestinais é de 3 a 5 vezes maior em usuários de AINEs. Lesões hepáticas e renais parecem ser menos relatadas.

Conclusões

O uso indiscriminado de AINEs pelo seu baixo custo e facilidade de acesso sem prescrição é associado a uma série de complicações clínicas e efeitos adversos, exigindo uma conscientização especial dos consumidores visando equilibrar os riscos e os benefícios de seu uso para tratamentos.

Palavras Chave

Anti-inflamátório não esteroidal; agente anti-inflamatório, automedicação, efeitos adversos, inflamação.

Área

Trabalho

Instituições

Universidade do Grande Rio - Unigranrio - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

JACQUELINE DOS SANTOS CARVALHO, WALLACE PACIENZA LIMA