Dados do Trabalho
Título
ACOMETIMENTO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL NA SINDROME DE BEHÇET
Introdução
Doença de Behçet é uma vasculite primária que acomete homens e mulheres entre 20-40 anos. Seu mecanismo fisiopatológico ainda não é bem determinado e possui participação de antígenos HLA e NÃO-HLA. O comprometimento neurológico é uma manifestação grave da doença e mais comum em homens. As lesões mais frequentes são parenquimatosas predominando em tronco cerebral.
Objetivos
Objetivo é abordar uma condição sistêmica que pode acometer o sistema nervoso central e por isso deve ser considerada diante de sinais e sintomas neurológicos como parte da investigação para que seja instituído tratamento adequado visando reduzir sequelas que comprometam a qualidade de vida do paciente.
Descrição do caso
Paciente A.O, 31 anos, em investigação de sinais e sintomas neurológicos iniciados em 06/10/2020 conduzido inicialmente como acidente vascular cerebral de etiologia isquêmica.
Desde então houve internações recorrentes com piora progressiva dos sinais e sintomas neurológicos. Realizado ressonância magnética de crânio com achados radiológicos associados a hipótese de processo infeccioso (listeriose), micro isquemias/abcessos e condições autoimunes (Neurobehçet).
Durante permanência hospitalar ao preceder exame físico identificada úlcera em região lateral esquerda da língua. Desta forma realizado biópsia da lesão oral com avaliação histopatológica compatível para Behçet.
Em 31/05/2021 apresentou piora significativa dos sinais e sintomas neurológicos. Novamente admitido com piora clínica associado a hemiplegia a direita, paralisia facial direita, disartria e disfagia. Assim considerando riscos e benefícios, optado por iniciar tratamento clínico associado a pulsoterapia com corticoide com melhora significativa dos sinais e sintomas apresentados na última admissão.
Conclusões
A doença neurológica ocorre em cerca de 10% dos pacientes com síndrome de Behçet e acomete mais homens que mulheres. Pode ser a primeira manifestação da doença ou ocorrer após seu diagnóstico. O acometimento pode ser parenquimatoso ou não. Desta forma este diagnóstico deve ser considerado em pacientes com sinais e sintomas neurológicos buscando o diagnóstico precoce, tratamento direcionado com objetivo de evitar comprometimento neurológico permanente que comprometa a qualidade de vida do paciente.
Palavras Chave
Síndrome de Beçhet, Sistema Nervoso Central, Doença Neurológica
Área
Trabalho
Instituições
HOSPITAL UNIVERSITARIO ALZIRA VELANO - Minas Gerais - Brasil
Autores
ANDRESSA RITA CARVALHO MORAIS, STHEFFANI MARTINS MOREIRA DOS ANJOS, IARA PROENÇA XAVIER, JULIANA MARILIA PEREIRA DE OLIVEIRA