Dados do Trabalho


Título

INVESTIGAÇAO DE LESAO OSTEOLITICA DE PACIENTE DIAGNOSTICADO COM SARCOMA DE KAPOSI EM HOSPITAL MUNICIPAL DE SAO PAULO: UM RELATO DE CASO

Introdução

O sarcoma de Kaposi (SK) é um tumor relacionado ao vírus do herpes tipo 8 (HHV-8), desenvolvendo-se em um contexto de imunossupressão, e é uma das principais doenças oportunistas na epidemia relacionada à AIDS. O envolvimento ósseo em pacientes com HIV é incomum, mais visto em doenças disseminadas. A lesão óssea sugestiva do SK é lítica e, em sua maioria, assintomática, além de apresentar lesões cutâneas próximas, sugerindo propagação por contiguidade. O diagnóstico é feito por biópsia, uma vez que o SK pode mimetizar outras lesões líticas descritas em pacientes imunossuprimidos, como a angiomatose bacilar e o linfoma.

Objetivos

Relatar um caso relevante para o estudo de pacientes afetados pelo HIV com SK.

Descrição do caso

Paciente do sexo masculino, 39 anos, com diagnóstico de HIV em uso irregular de terapia antirretroviral, apresentou queixa de dor e edema em membro inferior esquerdo há 01 ano, com piora progressiva e aparecimento de sinais flogísticos. As lesões apresentavam-se com múltiplos nódulos de tamanhos variados, coloração acastanhada com presença de lesão friável mais distal e xerose cutânea associada em todo membro inferior esquerdo até fossa poplítea. A contagem de CD4 era de 93 células e carga viral de 66.709 cópias. Realizou-se biópsia de pele que sugeriu dermatite crônica de padrão perivascular superficial, profunda e periécrina, com presença de foco de proliferação vascular associada à discreta atipia. A imuno-histoquímica confirmou a suspeita de SK, com HHV-8 e CD31 positivos. Os exames de imagem evidenciaram múltiplas lesões com padrão de edema ósseo pelos corpos vertebrais e em arcos posteriores com destaque para a região ilíaca direita com erosão cortical e extensão extraóssea posterior, sugerindo lesões neoplásicas secundárias. A biópsia da coluna lombar demonstrou tecido ósseo desprovido de osteócitos, espaço intertrabecular ocupado por fibroblastos, adipócitos e hemorragia.

Conclusões

O avanço e a consolidação da terapia antirretroviral provocaram uma mudança no espectro de apresentação das patologias associadas à fase AIDS. Nesse contexto, tornam-se necessárias pesquisas sobre um diagnóstico mais eficaz dessas morbidades no tempo certo, por métodos mais acessíveis ou através de centros de referência que possam receber pacientes encaminhados com mais rapidez, por exemplo. Assim, mais diagnósticos serão realizados a tempo de iniciar tratamentos eficientes, melhorando a sobrevida desses pacientes.

Palavras Chave

Sarcoma de Kaposi, Lesões Osteolíticas, Biópsia

Área

Trabalho

Instituições

Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio - São Paulo - Brasil

Autores

MARINA NEVES DE ANDRADE, DOUGLAS TOMASINI JACON, DANIEL GUSTAVO GUIMARAES MACHADO, ANA LUISA SABINO DE CAMPOS FARIA, DANIEL TEIXEIRA DA SILVA