Dados do Trabalho
Título
HIDRADENITE SUPURATIVA: RELATO DE CASO CLINICO
Introdução
A hidradenite supurativa (HS) é uma dermatose inflamatória crônica que surge a partir da inflamação dos folículos pilosos, afetando principalmente as áreas intertriginosas. É uma doença dolorosa e oclusiva, com tratamento multidisciplinar.
Objetivos
Ressaltar a importância de identificar e tratar integralmente o paciente com HS, visto que o diagnóstico precoce afeta diretamente a qualidade de vida dos pacientes acometidos.
Descrição do caso
A.G. dos S, 42 anos, feminino, branca.
Em acompanhamento e seguimento em unidade básica de saúde, com dermatologista e psiquiatra. Apresenta diagnóstico de hidradenite supurativa crônica desde 2004.
Paciente apresenta histórico de abortos, trombofilia, hipertensão, é tabagista, tem obesidade grau II e depressão.
HS teve início na adolescência, contudo, até o diagnóstico ser estabelecido passou por diversos especialistas. Como primeiros sintomas, apresentou pápulas inflamatórias e nódulos na região infra mamária esquerda, evoluindo com envolvimento difuso com múltiplos túneis cutâneos interconectados e abscessos em toda a área infra-mamária bilateral e axilar esquerda, devido à demora no diagnóstico, resultando em piora na qualidade de vida.
O diagnóstico de HS é feito a partir da história de nódulos inflamatórios recorrente, sendo no início na adolescência ou na idade adulto jovem, e com o reconhecimento das lesões típicas (múltiplos nódulos inflamados profundamente arraigados, comedões em lápides, túneis de pele, abscessos e/ou cicatrizes fibróticas) localizadas em áreas intertriginosas.
Não foi necessário nenhum outro exame laboratorial, sendo iniciado acompanhamento e monitoramento dermatológico.
A paciente teve dificuldade na adesão do tratamento, não conseguindo diminuir alguns fatores de risco, como obesidade e tabagismo, contudo mantém o seguimento e realiza tratamento medicamentoso e de higiene conforme orientação, encontra-se com quadro estável
Conclusões
A HS é uma dermatose inflamatória crônica que está relacionada com o desenvolvimento de cicatrização, dor crônica, linfedema e impacto na função social, com diagnostico e manejo adequado os pacientes tendem a ter a longo prazo melhor qualidade de vida. Diante disso, é fundamental que os profissionais da saúde estejam atentos aos sinais e sintomas da HS.
Palavras Chave
hidradenite, dermatose, inflamatória
Área
Trabalho
Autores
MARIANA LIPPAUS SORIA PERUGINI, ANA JÚLIA PAGNAN