Dados do Trabalho
Título
CARCINOMA EPIDERMOIDE EM CISTO EPIDERMICO NO LABIO : UM RELATO DE CASO
Introdução
O Carcinoma Epidermóide (CE), acomete ambos os sexos, com maior prevalência no masculino.A quinta e sexta década de vida em homens compõem o perfil clássico dos portadores dessa neoplasia. Sabe-se que é uma doença multifatorial e o tabagismo por período prolongado e etilismo são os dois fatores de risco mais importantes.
Objetivos
Compreender as características dos pacientes portadores dessa neoplasia maligna e eleição os fatores de risco mais importantes que levaram à manifestação. Essa ação é de fundamental importância para traçar estratégias de controle e prevenção da doença.
Descrição do caso
Mulher , 81 anos, hipertensa, tabagista, relata que há dois anos surgiu uma lesão no lábio superior esquerdo de crescimento progressivo. Lesão de caráter indolor, não sangrante, recidivante.
Paciente sem demais comorbidades, foi submetida a excisão de lesão de pele em lábio superior esquerdo, retirada com margens cirúrgicas livres e sem intercorrências. O exame revelou um cisto epidérmico roto apresentando na parede carcinoma epidermóide invasivo. A neoplasia compromete tecido muscular estriado esquelético com ausência de embolização neoplásica angiolinfática , de infiltração perineural e de ulcerações. Do ponto de vista macroscópico, o material recebido apresentava tonalidade pardo-acinzentada, medindo 2,3 x 1,6 x 1,0 cm, e que aos cortes é elástico e brilhante, com estrutura cística de tonalidade pardo-esbranquiçada, medindo 0,8 x 0,7 cm, que aos cortes é elástica e preenchida por material sebáceo. Fragmentos representativos foram submetidos a exame histológico (2fs/2bls). Procedimento de excisão realizado com sucesso, sem complicações e paciente teve alta em bom estado. Foi orientado a paciente cessar o tabagismo na recuperação e a retornar para acompanhamento ambulatorial.
Conclusões
Assim, elaborar um perfil clínico e epidemiológico permite traçar os principais grupos de riscos para o desenvolvimento do câncer de boca, o que permite um planejamento de medidas de prevenção , vigilância, diagnóstico e tratamento da população. Esse monitoramento epidemiológico contínuo cria diretrizes públicas para enfrentar de maneira mais efetiva essa neoplasia maligna.
Palavras Chave
Câncer de Boca; Carcinoma Epidermóide; Tabagismo; Fatores de Risco
Área
Trabalho
Autores
OTHO MELO DE FIGUEIREDO, MATHEUS MELO DE FIGUEIREDO , FIORITA GONZALES LOPES MUNDIM, LIVIA ARRUDA SILVA