Dados do Trabalho
Título
SIGNIFICADOS ATRIBUIDOS POR IDOSOS COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRONICA EM USO DE OXIGENOTERAPIA DOMICILIAR PROLONGADA NO RELACIONAMENTO AMOROSO E SEXUAL
Introdução
Com o envelhecimento da população, as características epidemiológicas mudam, aparecendo as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs). Uma das DCNTs que atinge a população idosa é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), a qual em estágio grave, é prescrito o Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada (ODP). A ODP apresenta benefícios, como melhora clínica e aumento da sobrevida, mas também existem as dificuldades no uso desta, destacando o relacionamento amoroso e sexual.
Objetivos
Compreender as vivências dos idosos com diagnóstico de DPOC em uso da ODP referente ao relacionamento amoroso e a prática sexual.
Delineamento e Métodos
Estudo qualitativo. Foram realizadas sete entrevistas semidirigidas com pacientes com diagnóstico confirmado de DPOC e em uso de ODP, atendidos em serviço ambulatorial. A técnica de análise de conteúdo foi aplicada com o apoio do software WebQDA2.0. Os critérios COREQ foram usados para relatar o método e o resultado.
Resultados
Duas categorias emergiram: 1- Desestabilização no relacionamento amoroso e na vida sexual do usuário de ODP: ,2- Vivência e significados da DPOC e da oxigenoterapia durante a relação sexual.
Conclusões
Ter boa qualidade nos relacionamentos e na prática sexual é condição fundamental para promover a saúde e qualidade de vida. Envelhecer não significa tornar-se assexuado, a temática deve ser abordada durante o levamento clínico do paciente, nos serviços e nas diretrizes de saúde, construindo novos conceitos sobre a prática sexual da população mais velha, com DPOC em uso da ODP, e os relacionamentos amorosos.
Palavras Chave
Pesquisa Qualitativa, Oxigenoterapia, Idoso, DPOC, Sexualidade
Área
Trabalho
Instituições
Faculdade de Ciências Médicas- Unicamp - São Paulo - Brasil
Autores
CRISTIANE NARDI GEMME, GIOVANNA HASS BUENO, CLAUDINEI JOSÉ GOMES CAMPOS, EGBERTO RIBEIRO TURATO, LUIZ CLAUDIO MARTINS