Dados do Trabalho


Título

PIELONEFRITE XANTOGRANULOMATOSA COM ACOMETIMENTO RENAL BILATERAL: FERRAMENTAS PARA O DIAGNOSTICO

Introdução

A pielonefrite xantogranulomatosa (PXG) é uma condição incomum e grave de acometimento renal com destruição do seu parênquima, substituição por macrófagos xantomatosos e fibrose, geralmente associados à litíase renal do tipo coraliforme. O diagnóstico se faz por meio de métodos de imagem e a confirmação por análise histológica. O prognóstico tem relação essencial com o tempo de evolução em que se faz a definição diagnóstica. O tratamento padrão ouro é a exérese da lesão ou nefrectomia parcial nos casos focais e nefrectomia total nos casos difusos.

Objetivos

O objetivo desse relato de caso é elucidar a apresentação clínica da PXG, bem como os aspectos relacionados ao diagnóstico

Descrição do caso

Paciente, sexo feminino, 46 anos, submetida a nefrectomia total visto hipótese diagnóstica de PXG. Apresenta histórico de episódios recorrentes de dor lombar bilateral em região de loja renal, há 11 anos, em terapia renal substitutiva há dois anos. Avaliada com ultrassom de rins e vias urinárias e, posteriormente, tomografia computadorizada abdominal (TC) evidenciando sinal da pata do urso, típico da PXG, e cálculos coraliformes ocupando ambos os rins. No anatomopatológico observa-se aumento de volume, fibrose, espessamento da cápsula e processo inflamatório difuso.

Conclusões

Frente ao caso relatado é evidente a importância do diagnóstico precoce da PXG quando da suspeita, tendo em vista grande impacto na morbimortalidade. A TC abdominal é o método de escolha com presença de alterações estruturais típicas e disponível, permitindo atuação e tratamento de forma rápida.

Palavras Chave

Pielonefrite
Xantogranulomatosa
PXG
Macrofagos
Fibrose renal

Área

Trabalho

Instituições

Pontificia Universidade Católica de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

MILENA PICCOLO SANTANA, MILENA REGINA SANTOS PEREZ, MIRELE CRISTINA SANTOS DE OLIVEIRA, LARA CANSANÇÃO LOPES DE FARIAS , CARLOS HENRIQUE NOVELINO DE OLIVEIRA