Dados do Trabalho
Título
PSEUDO HEMORRAGIA SUBARACNOIDE COMO SINAL PROGNOSTICO EM UMA SERIE DE CASOS
Introdução
A pseudo hemorragia subaracnóide é um sinal radiológico visto em Tomografia Computadorizada, que mimetiza a hemorragia subaracnóidea (HSA) verdadeira. É causado em sua maioria por encefalopatia isquêmica por anoxia após parada cardíaca, entretanto pode ser resultante de leptomeningite grave, contraste intratecal e trombose do seio venoso. Estudos indicam combinação de fatores para seu aparecimento, incluindo dilatação das veias superficiais, diminuição do espaço do LCR e hipodensidade relativa do parênquima subjacente.
Objetivos
Relatar 3 casos de Pseudo HSA, possibilitando diferenciar HSA de Pseudo HSA, devido sua importância no prognóstico neurológico.
Descrição do caso
A população estudada é composta por 3 pacientes atendidos no período de janeiro a maio de 2022, com idade entre 21 e 74 anos, mediana de 63 anos (desvio padrão 27,97), um do sexo masculino e dois do sexo feminino. A paciente 1, previamente hígida, veio trazida desacordada; realizou uma Tomografia Computadorizada (TC) de crânio na entrada, que mostrou múltiplas áreas isquêmicas antigas, mas nenhuma alteração aguda, sangramentos ou desvio da linha média. A paciente 2, previamente hígida, veio trazida desacordada e foi submetida a uma TC de crânio na chegada, com resultado normal, e TC subsequente com desvio de linha média, ausência de diferenciação cortico-subcortical, edema citotóxico difuso, hipodensidade em cisternas da base. O terceiro paciente foi atendido com uma síndrome febril e sinais meníngeos. A TC de crânio de entrada não apresentava sinais de sangramento, a segunda TC revelou apagamento difuso dos espaços liquóricos supra e infratentoriais, associado a redução das dimensões do sistema ventricular, compatível com edema cerebral. Os casos apresentaram pacientes que chegaram ao serviço de emergência sem alterações típicas de sangramento na TC inicial e uma segunda TC com padrão sugestivo de hemorragia subaracnóide.
Conclusões
A série demonstra um achado raro, frequentemente confundido com HSA. Os laudos das TC de controle descreveram a presença de hipóxia e HSA, porém não realizou a associação com a Pseudo HSA. Pacientes com Pseudo HSA apresentam um pior prognóstico, sendo importante sua detecção e diferenciação de HSA para prognóstico neurológico e decisão das estratégias de tratamento.
Palavras Chave
Neurologia; Pseudo Hemorragia Subaracnóidea; Diagnóstico por Imagem.
Área
Trabalho
Instituições
Pontificia Universidade Católica de Campinas - São Paulo - Brasil
Autores
NAIARA CUNHA DE MOURA, HILTON MARIANO DA SILVA JUNIOR, VIVIAN LANGUE RODRIGUES SILVA, HELENA DA CUNHA LOPES LIMA, ANA CLARA DIAS PEREIRA