Dados do Trabalho


Título

A ATENÇAO BASICA E A PREVENÇAO DA SAUDE DA MULHER VULNERAVEL

Introdução

Introdução: A promoção da saúde relacionada com a dimensão educativa, direciona-se para a saúde preventiva, como parte integrante e inovadora da atenção básica de saúde. A educação em saúde, por sua vez, baseia-se na construção compartilhada do conhecimento e de alternativas de transformação das condições de vida e saúde, essencialmente, da população considerada vulnerável.

Objetivos

Objetivos: Mapear o perfil sociodemográfico das mulheres e as ações de prevenção da saúde, identificando como é feito o atendimento médico e como a vulnerabilidade interfere na busca por tratamento.

Delineamento e Métodos

Metodologia: É um estudo transversal analítico. Ao todo, 79 mulheres responderam a três questionários, sendo eles, dados sociodemográficos, atendimento médico e saúde da mulher. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 40506820.0.0000.5382).

Resultados

Resultados: A média de idade foi de 36,5 anos, sendo 44% solteiras, fatores relevantes relacionados às principais causas de mortes evitáveis, como os cânceres de mama e colo do útero. Relativo à educação, 44% atingiram apenas o primeiro grau, demonstrando uma falha educacional acerca da saúde. Quanto à renda familiar, 65% vivem com até 1 salário mínimo, limitando a procura médica. Sobre o exame preventivo e das mamas, respectivamente 89% e 18% o realizaram. Os locais mais procurados para assistência foram a Unidade de Pronto Atendimento e Unidade Básica de Saúde, com sucesso em 90% dos casos. Das entrevistadas, 23% afirmaram sentimento de discriminação.

Conclusões

Conclusão: Os fatores sociodemográficos confirmam a situação de vulnerabilidade. A procura médica por outros motivos ocorre adequadamente, entretanto, a prevenção da saúde da mulher, sucede-se de maneira escassa.

Palavras Chave

Saúde da Mulher. Atenção Básica de Saúde. Vulnerabilidade.

Área

Trabalho

Instituições

UNIFAE - Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - FAE - São Paulo - Brasil

Autores

MARIANA CRISTINA MACIEL DE PINHO, ISABELA DE LUCCA DUTRA NASCIMENTO, ADRIANE APARECIDA SOARES, BETÂNIA ALVES VEIGA DELL’AGLI, MARIA CÂNDIDA DE OLIVEIRA COSTA