Dados do Trabalho


Título

TITULO: PERICARDITE GRANULOMATOSA POR MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS: UM RELATO DE CASO

Introdução

A pericardite tuberculosa é uma forma infrequente de tuberculose (TB), possui um diagnóstico difícil que muitas vezes não é realizado. É uma situação que apresenta diversas complicações que levam à morte, por exemplo a pericardite constritiva.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente com pericardite devido infecção por Mycobacterium tuberculosis, suas repercussões clínicas e condutas tomadas frente a este caso.

Descrição do caso

Paciente do sexo masculino, 58 anos, em tratamento hospitalar por pneumonia refratária na cidade de origem. Foi realizado um ecocardiograma, evidenciando derrame pericárdico e pericardite constritiva, sendo transferido para hospital de referência. Na admissão relata quadro de pneumonia há 30 dias, associado a tosse, fadiga e perda ponderal de 8 kg. Nega febre, tabagismo e demais queixas. Em internação no leito de enfermaria, foi solicitado eletrocardiograma, pesquisa de bacilos álcool-ácido resistentes em escarro e tomografia de tórax. A pesquisa para BAAR foi realizada em três amostras, sendo todas negativas. Na tomografia foram evidenciadas opacidades em vidro fosco e nódulos centrolobulares, com aspecto de “árvore em brotamento”, além de presença de derrame pleural bilateral, achados sugestivos de processo inflamatório e infeccioso. Um novo ecocardiograma evidenciou derrame pericárdico de grau importante com espessamento pericárdico e grumos. Paciente evoluiu durante internação com queixas de dispneia ao repouso, sendo então indicada toracotomia anterior esquerda com janela pericárdio-pleural, associada a drenagem de hemitórax esquerdo. O procedimento resultou na retirada de 1.600mL de líquido serossanguinolento e exérese de segmento pericárdico, encaminhado para exame anátomo-patológico. O estudo histopatológico revelou processo inflamatório crônico granulomatoso com necrose e a pesquisa de BAAR pelo método de Ziehl-Neelsen Fite Faraco foi positiva, sugerindo micobacteriose (tuberculose). Após procedimento, paciente recebeu alta em 1 semana, com uso de esquema RIPE e orientações de seguimento nos ambulatórios de pneumologia e cirurgia cardíaca.

Conclusões

A pericardite tuberculosa constitui importante forma de apresentação extrapulmonar da TB, sendo no seu diagnóstico necessária estrita correlação entre dados clínicos, imagenológicos e laboratoriais, de forma a personalizar o tratamento para o paciente.
(Projeto aprovado em Comitê de Ética em Pesquisa: Parecer nº 5.653.791).

Palavras Chave

tuberculose; pericardite; derrame pericárdico; doença do pericárdio.

Área

Trabalho

Autores

JOAO LUCAS MORETE CAIEIRO DA COSTA, MARIA JULIA BUSNARDO AGUENA, MARIANA BAYONA MOTTA, VITOR AFONSO FAVARETTO, DALISIO DE SANTI NETO