Dados do Trabalho
Título
AVANÇOS NA REGULAÇAO EM RECURSOS HIDRICOS E SANEAMENTO BASICO POR MEIO DA TRANSFORMAÇAO DIGITAL DA ADASA
Resumo
Desde o seu início, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) possui Planos Diretores de Tecnologia da Informação (PDTI), mas, em 2018, foi dada atenção mais especial ao processo de Transformação Digital da instituição, quando foi desenvolvido o Projeto ADASA 4.0. O objetivo deste trabalho é apresentar como foi estruturado o processo de Transformação Digital nas áreas de gestão dos recursos hídricos e de regulação de saneamento básico da Agência, apresentando e discutindo exemplos de resultados gerados. Com inspiração nos debates sobre Indústria 4.0 e Agro 4.0, a ideia do Projeto ADASA 4.0 sempre foi a de mudar a cultura da Agência, passando a utilizar diferentes tecnologias para o aumento da eficiência, agilidade e transparência de seus processos, internos e externos. Após processo de mapeamento dos principais processos da instituição, identificou-se quais deles poderiam ser melhorados por meio do uso de novas tecnologias (Big Data, SIG, IoT, Analytics, Armazenamento e Programação em Nuvem, e outras). Posteriormente, foram desenvolvidos estudos sobre as ferramentas e tecnologias necessárias para acelerar o processo de Transformação Digital da Adasa (infraestrutura digital, softwares e capacitação). A integração das tecnologias digitais nos diversos setores da agência mudou sensivelmente a sua forma de atuar e entregar valor à população, com mais eficiência, transparência e agilidade nos processos relacionados à gestão dos recursos hídricos e a regulação dos serviços de saneamento básico, em processos de decisão cada vez mais baseados em bons dados. Hoje, os funcionários da Adasa estão preparados para identificar oportunidades de melhorar a eficiência de seu trabalho por meio de processos de Transformação Digital e estão cada vez mais capacitados para implementar e usar essas tecnologias e ferramentas.
Palavras Chave
Regulação Inteligente.
Gestão Inteligente do Uso da Água.
Tecnologia.
Introdução/Objetivos
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal - Adasa, criada em 2004, tem como missão a gestão dos recursos hídricos e a regulação do setor de saneamento básico nesta Unidade da Federação, o que inclui, atualmente, as áreas de água e esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos.
Desde o seu início, a Agência possui Planos Diretores de Desenvolvimento Tecnológico e Comunicação, mas, em 2018, foi dada atenção mais especial ao processo de Transformação Digital da instituição, quando foi desenvolvido o Projeto ADASA 4.0. Neste momento, produtos como o Sistema de Informação de Recursos Hídricos (SIRH-DF) já tinham sido iniciados e algumas formações, aos poucos, eram disponibilizadas na Internet.
Destaca-se que, entre 2016 e 2018, o Distrito Federal enfrentou, pela primeira vez na história, uma crise hídrica, o que terminou por impulsionar avanços na agência. Em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), por exemplo, em 2017, foi iniciada a operação de 17 estações de monitoramento de chuva e nível com transmissão automática de dados via satélite no DF, bem como a estruturação de uma sala e situação na Adasa.
Com inspiração nos debates sobre Indústria 4.0 e Agro 4.0, a ideia do Projeto ADASA 4.0 sempre foi a de mudar a cultura da Agência, passando a utilizar diferentes tecnologias para o aumento da eficiência, agilidade e transparência de seus processos, internos e externos.
O objetivo deste trabalho é apresentar como foi estruturado o processo de Transformação Digital nas áreas de gestão dos recursos hídricos e de regulação de saneamento básico na Adasa, apresentando e discutindo exemplos de resultados gerados.
Metodologia
Em 2018, estava em andamento consultoria para o mapeamento de seus principais processos da instituição, ou seja, aqueles mais relevantes ou que mais demandavam de suas equipes, o que serviu de base para a estruturação do Projeto ADASA 4.0. Neste caminho, demandou-se, de cada superintendência, que atividades ou processos poderiam ser otimizados ou automatizados por meio da transformação digital. É importante destacar que, naquele momento, conceitos e ferramentas de transformação digital, como “Big data”, Computação em Nuvem, Internet das Coisas (IoT), Análise das Coisas (AoT), “Business Inteligence” (BI), Inteligência Artificial (IA), Sensoriamento Remoto e Inteligência Espacial eram aplicados ainda de forma incipiente na agência.
O produto dessas conversas e discussões foi a geração de um mapa de ações a serem perseguidas no âmbito do Projeto (Figura 1).
Figura 1. Mapa de ações que poderiam ser melhoradas por meio de processo de transformação digital da ADASA.
Destaca-se que, na época, mesmo tarefas simples como reservar uma sala de reunião ou solicitar um veículo para serviços externos eram feitas em formulários de papel, tirando um tempo precioso da equipe técnica. Portanto, como se observa na Figura 1, tanto atividades finalísticas quanto atividades administrativas e de gerenciamento da agência foram mapeados.
Com base no mapa apresentado na Figura 1, foram desenvolvidos estudos sobre as ferramentas e tecnologias necessárias para acelerar o processo de Transformação Digital da Adasa (infraestrutura digital, softwares e capacitação).
Resultados e Discussão
Após 3 anos de implementação do Projeto ADASA 4.0, muitos dos processos mapeados se encontram em processo de transformação digital ou que já foram transformados dentro da Adasa (Figura 2).
Figura 2. Mapa de acompanhamento dos processos transformados ou em processo de
transformação digital (em amarelo) na Adasa.
Os resultados da transformação digital no apoio à gestão dos recursos hídricos no Distrito Federal (DF) são muito evidentes. O Sistema de Informações sobre os Recursos Hídricos do DF (SIRH-DF), coordenado pela Adasa (ADASA, 2020), tem se beneficiado de:
a) Sistemas de obtenção de dados hidrológicos em tempo real;
b) Monitoramento em tempo real da demanda de água para irrigação;
c) Base de dados georreferenciados de outorgas e registros de usos da água;
d) Mapa de áreas irrigadas para fins agrícolas no DF em 2020;
e) Mapas mensais espacialmente distribuídos de chuva no DF;
f) Portal de Acompanhamento da Qualidade da Água no DF.
Na regulação do setor de abastecimento de água e esgotamento sanitário, destacam-se ferramentas de acompanhamento e fiscalização, apoio à definição da estrutura tarifária e da própria tarifa da companhia de saneamento:
a) Base de dados da Companhia de Saneamento em Power BI (~900 mil linhas) (ADASA, 2021);
b) Sistema de informações sobre a Base de Ativos Regulatórios (BAR).
Entre os principais resultados do processo de transformação digital para o apoio à estruturação e à institucionalização do setor de drenagem urbana, estão:
a) Sistema de monitoramento de chuvas intensas em áreas urbanas do DF;
b) Cadastro georreferenciado do sistema de drenagem urbana do DF;
c) Mapeamento da área impermeabilizada por lote no DF (Ferreira et al., 2018).
Conclusão
A integração das tecnologias digitais nos diversos setores da agência mudou sensivelmente a sua forma de atuar e entregar valor à população, com mais eficiência, transparência e agilidade nos processos relacionados à gestão dos recursos hídricos e a regulação dos serviços de saneamento básico, em processos de decisão cada vez mais baseados em bons dados.
Hoje, os funcionários da Adasa estão preparados para identificar oportunidades de melhorar a eficiência de seu trabalho por meio de processos de Transformação Digital e estão cada vez mais capacitados para implementar e usar essas tecnologias e ferramentas.
Em todos os departamentos da Agência há pessoas trabalhando com sensoriamento remoto (ArcGIS e Azure Maps), Power BI, SharePoint, entre outros. Primeiramente, foi fornecida a infraestrutura (Microsoft Azure) e, posteriormente, ferramentas e treinamento (Microsoft Office 365, ESRI ArcGIS, IntrADASA e outros).
Uma vez que a cultura digital foi incorporada à instituição, a tendência é que os processos de inovação e busca por novos produtos e ferramentas para aumentar a eficiência sigam avançando, o que deve continuar a ser incentivado.
Referências Bibliográficas
ADASA (2020). Sistema de Informações sobre os Recursos Hídricos do Distrito Federal: SIRH-DF. Disponível em: http://gis.adasa.df.gov.br/portal/home/. Acesso em: 27 de junho de 2021.
ADASA (2021). Boletim de Consumo de Água no DF. Disponível em: http://www.adasa.df.gov.br/informativos/boletins. Acesso em: 27 de junho de 2021.
FERREIRA, A.M.R.; MONTENEGRO, M.H.F.; FUJIWARA, F.LA. (2018). Utilização de geotecnologias em estudos de financiamento dos serviços públicos de drenagem urbana. Anais do 48º Congresso da Assemae. Disponível em: https://trabalhosassemae.com.br/2018/48cnsa /anais/Anais_48CNSA_Final_V2.pdf. Acesso em: 27 de junho de 2021.
Área
Saneamento básico, recursos hídricos
Instituições
ADASA - Distrito Federal - Brasil
Autores
JORGE ENOCH FURQUIM WERNECK LIMA, ANTONIO APOLINÁRIO REBELO FIGUEIRÊDO, GERALDO ALVES BARCELLOS