Dados do Trabalho
Título
A VISIBILIDADE DA ANEEL NO YOUTUBE: UMA FERRAMENTA DE INSTRUÇAO E DE COMUNICAÇAO COM O CONSUMIDOR
Resumo
O trabalho trata da reformulação, operada pela equipe de Comunicação da (nome da instituição), do canal da instituição na plataforma de vídeos online YouTube. Com público superior a 105 milhões de brasileiros em 2020, praticamente metade da população do país, o YouTube oferece inscrição gratuita para o armazenamento e a difusão de vídeos, despontando assim como uma oportunidade de acesso da população aos conteúdos informativos e educacionais produzidos pela instituição. Após a observação de boas práticas de órgãos públicos e de profissionais do ramo, os youtubers, a instituição elaborou um projeto de reformulação e obteve excelentes resultados: em dois anos e meio (outubro/2018 a abril/2021), o canal da instituição passou de 1,8 mil para 13,4 mil inscritos, e de 3,4 visualizações mensais para 51,8 mil visualizações no mesmo período.
Palavras Chave
Comunicação pública; redes sociais; ANEEL; YouTube; regulação.
Introdução/Objetivos
A ANEEL incluiu as redes sociais em sua estratégia de comunicação em 2016. Em 2018, se tornou uma das primeiras instituições reguladoras a gerenciar ativamente o YouTube, tratando-o não apenas como uma plataforma de armazenamento de vídeos mas efetivamente como uma rede social, como interface de conteúdos úteis e de interação com a sociedade. O presente artigo apresentará os resultados obtidos desde a reformulação do canal, voltada para atender dois públicos: o consumidor final do setor regulado e os técnicos direta ou indiretamente relacionados ao mesmo setor.
O YouTube dispunha, em 2020, de um público superior a 105 milhões de brasileiros (THINK WITH GOOGLE, 2020) – praticamente metade da população do país. Dessa audiência, 91% afirmavam buscar na ferramenta novas habilidades no dia a dia, e 65%, resolução de problemas (THINK WITH GOOGLE, 2020; MONTEIRO, 5/11/2020).
Tais números apresentam uma configuração que favorece o cumprimento de um dos principais objetivos de comunicação da instituição, que é tornar-se conhecida da população leiga atendida pelo setor regulado. Assim, a reformulação do canal em 2018 justificou-se pela facilidade de acesso à ferramenta, pelo baixo custo calculado para a maior parte das alterações previstas e pela perspectiva de ampliação do alcance dos conteúdos produzidos pela instituição.
Metodologia
A instituição está representada no YouTube desde 2012, porém a plataforma era tratada basicamente como um canal de transparência pública, servindo de repositório aberto ao público para vídeos de reuniões públicas, audiências públicas e seminários de interesse técnico, entre outros.
Uma vez observado o potencial do YouTube para a propagação de conteúdos educativos e de utilidade pública, a equipe de Comunicação da instituição procedeu à elaboração de um projeto de reformulação, no qual foram observadas as boas práticas exploradas por órgãos da Administração Pública e também por expoentes privados e youtubers profissionais.
Observadas as boas práticas, foram tomadas as medidas recomendadas pelo projeto, com produção própria da equipe de Comunicação da instituição e também com a contratação de serviços terceirizados de produção de vídeos. Os quatro canais anteriormente mantidos pela instituição foram fundidos em um; as principais dúvidas e reclamações captadas pela ouvidoria da instituição foram listadas para produção de conteúdo; vídeos em animação foram produzidos de modo a explicar temas complexos sob responsabilidade da instituição.
Resultados e Discussão
Uma vez definida a estratégia e tomadas as providências de personalização do canal e de produção de conteúdo, verificou-se um aumento significativo no número de seguidores, de acessos ao canal e de visualizações dos vídeos da instituição. Em dois anos e meio (outubro/2018 a abril/2021), o canal da instituição passou de 1,8 mil para 13,4 mil inscritos, e de 3,4 visualizações mensais para 51,8 mil visualizações no mesmo período. Hoje é possível dizer que a instituição é uma referência no gerenciamento da rede social, considerado o universo de reguladores no Brasil.
Conclusão
Ferramenta gratuita, de fácil acesso e com grande possibilidade de projeção, o YouTube é uma oportunidade a ser aproveitada pela comunicação pública. A difusão de conteúdos educativos e de utilidade pública, assim como aqueles que compartilhem a expertise técnica da instituição, traz benefícios palpáveis para a imagem institucional e para os diferentes públicos que acessam o canal. Atrelado a outras iniciativas de uma estratégia de comunicação, o YouTube é uma vitrine importante para demonstrar a relevância da instituição e de seu trabalho em benefício da sociedade.
Referências Bibliográficas
AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA. Plano de Comunicação 2021. Brasília: AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA, 2020.
AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA. Plano de Reformulação – Youtube. Brasília: AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA, 2018.
MONTEIRO, Thais. YouTube faz balanço da pandemia e projeta 2021. Meio e Mensagem, Mídia, 5.11.2020. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2020/11/05/youtube-faz-balanco-da-pandemia-e-projeta-2021.html. Acesso em: 26 mai. 2021.
THINK WITH GOOGLE. YouTube Brandcast 2020. Disponível em: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/colec%C3%A7%C3%B5es/youtube-brandcast-2020/. Acesso em: 26 mai. 2021.
Área
Temas Transversais: Aspectos Jurídicos e Institucionais da Regulação; Transparência e Controle Social; Melhoria da Qualidade da Regulação; Governança Regulatória; Análise de Impacto Regulatório
Instituições
ANEEL - Distrito Federal - Brasil
Autores
BIANCA ANDRADE TINOCO, MARCELA REMONDINI