Dados do Trabalho
Título
BUSINESS INTELLIGENCE NO MONITORAMENTO DE FLUXO DE VEICULOS: UM CASO PRATICO E DE BAIXO CUSTO PARA IMPLANTAÇAO
Resumo
O presente trabalho descreve uma aplicação prática dos conceitos de Business Intelligence (BI) com o intuito de promover eficiência ao monitoramento das informações apresentadas pelas concessionárias reguladas do setor de rodovias. O artigo apresenta a forma como uma ferramenta de BI foi utilizada para estruturar os dados e fornecer uma visualização estratégica e interativa das informações mais relevantes para apoiar a tomada de decisão. Nesse contexto, pretende-se demonstrar o processo de implementação de painéis visuais interativos que possibilitem a criação de cenários futuros permitindo uma análise mais robusta dos dados. Além disso, esses painéis serão disponibilizados em aplicativo para celular oferecendo aos gestores a possiblidade de acessá-los de forma prática e de qualquer lugar. Estamos vivendo um momento histórico em que os dados são a base para se tomar decisões mais assertivas, portanto, a maneira como os dados são apresentados promove uma vantagem considerável. Assim, torna-se primordial a utilização de uma ferramenta de BI como um importante suporte ao processo de tomada de decisão.
Palavras Chave
Business Intelligence (BI). Tomada de decisão. Monitoramento de informações.
Introdução/Objetivos
A Coordenadoria de Tarifas e Estudos Econômicos Financeiros, vinculada à Diretoria de Regulação Econômico-Financeira da Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados do Estado de Pernambuco (ARPE) possui como uma de suas responsabilidades o monitoramento do tráfego em rodovias pedagiadas. Os dados de tráfego são fornecidos mensalmente, pela Concessionária regulada do setor, à ARPE através de relatórios contendo o fluxo de veículos do respectivo mês.
Trata-se de um Contrato de Concessão de 30 anos, dos quais se passaram 11 anos. Diante disso, se faz necessária uma compilação dos dados para possibilitar a visualização de um cenário completo do serviço público prestado, com o objetivo de gerar informações relevantes para apoiar as análises dos processos tarifários deste segmento. Apesar das planilhas eletrônicas propiciarem recursos para isso, os analistas se deparavam com limitações quando se trata de interatividade na manipulação das informações para comparação de vários cenários.
Nesse contexto, surgiu a ideia de utilizar os conceitos de BI através de uma ferramenta para criar painéis interativos que, além de fornecer o histórico dos dados de tráfego, associam esses dados a informações dos processos tarifários, como valor das tarifas, enquadramento da faixa de tráfego de acordo com as cláusulas do Contrato de Concessão, valor de receita ou perda das partes envolvidas, entre outras.
A definição de Business Intelligence (BI) ou Inteligência de Negócios pode ser descrita como um conjunto de ferramentas de software, bases de dados e técnicas que propiciam a geração e distribuição de informações obtidas a partir de dados históricos e operacionais, com o intuito de subsidiar a tomada de decisões gerenciais e estratégicas.
Assim, o principal objetivo do BI, é possibilitar acesso interativo (às vezes em tempo real) a dados, permitindo a manipulação de dados e oferecendo a gestores e analistas a capacidade de conduzir análises apropriadas. Ao analisarem dados, situações e desenhos históricos e atuais, os tomadores de decisões obtêm vislumbres valiosos que lhes permitem tomar decisões mais embasadas e melhores (TURBAN et al., 2019).
O presente artigo se propõe a demonstrar que é possível a aplicação, de forma simples, dos conceitos de BI para apoiar e fornecer agilidade às atividades regulatórias.
Metodologia
Este trabalho descreve as etapas realizadas para a construção de uma solução que atenda à necessidade de obtenção rápida, tanto de informações históricas, quanto atuais para subsidiar as decisões a serem tomadas em processos tarifários, assim como propiciar uma visualização que permita a interação na análise dos dados.
Os passos descritos se iniciam na coleta e estruturação dos dados, passando pela sua organização na ferramenta de BI e, por fim, na montagem e distribuição dos painéis interativos.
Resultados e Discussão
O primeiro passo para a implementação da solução foi a escolha da ferramenta, já que, além de atender às necessidades dos analistas, ela precisava se adequar à realidade da Agência, uma vez que não se buscava investir recursos financeiros para aquisição de uma ferramenta de alto valor e nem se dispunha de equipe técnica especializada para implantação e manutenção de um ambiente de Tecnologia da Informação para este propósito.
Diante do cenário exposto, foi escolhida uma plataforma de BI que reuniu características como fácil utilização, permitindo conexão com diversos tipos de conjuntos de dados, em especial planilhas eletrônicas, que seja gratuita ou de baixo custo e compatível com o sistema operacional instalado nos computadores da Agência.
Após a definição da plataforma a ser utilizada, iniciou-se o processo de implementação da solução, composto pelas etapas mostradas na figura 1 e detalhadas em seguida.
Figura 1 – Etapas do processo de implementação da solução na ferramenta de BI
A etapa de Coleta dos dados trata-se da obtenção dos dados relevantes para o negócio em questão que podem estar distribuídos em diversos locais.
A Organização dos dados é a etapa para compilar e estruturar os dados oriundos das diferentes fontes. Esses dados organizados irão compor a base de dados da solução.
A etapa de Modelagem abrange a criação de estruturas na base de dados para permitir o resgate de informações de forma eficiente e correta.
A etapa de Criação de Medidas envolve definição de cálculos que resultam um único valor, por exemplo, quantidade de funcionários de uma empresa, total de vendas, quantidade de produtos vendidos.
A Montagem dos painéis é a etapa em que são criadas as visualizações das informações. Nessa etapa é importante saber exatamente quais dados são realmente relevantes a serem mostrados para evitar que os relatórios contenham dados inúteis que dificultem a usabilidade e a análise das informações.
A Distribuição é a etapa final do processo, em que são definidas as formas de entrega dos painéis para os usuários finais.
No contexto da solução para o monitoramento do tráfego da rodovia pedagiada, as etapas do processo serão detalhadas no artigo completo.
Conclusão
Considerando o volume crescente de informações a serem analisadas para se tomar decisões corretas e de forma rápida, torna-se primordial a utilização de recursos tecnológicos. A opção por implementar os conceitos de Business Intelligence através de uma ferramenta de BI, mostrou ser possível obter as vantagens da tecnologia com implementações simples.
A solução desenvolvida foi considerada a versão mais simples do produto, em que melhorias poderão ser acrescentadas para que os painéis interativos fiquem cada vez mais completos. Além disso, uma versão para celular será implementada para facilitar ainda mais o acesso às informações de qualquer lugar.
Com essa aplicação, observou-se a facilidade que uma ferramenta de Business Intelligence pode proporcionar a analistas e diretores, mostrando-se ser adequada para agilizar as tomadas de decisões baseadas em dados e aumentar a eficiência nas análises dos processos tarifários.
Diante do sucesso da solução implementada, pretende-se expandir a utilização da ferramenta de BI para outras atividades da Coordenadoria de Tarifas e Estudos Econômicos Financeiros.
Referências Bibliográficas
KIMBALL, R. e ROSS M. The Data Warehouse Toolkit. Guia completo para modelagem dimensional. 2ª edição. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
MACHADO, Felipe Nery Rodrigues. Tecnologia e Projeto de Data Warehouse: uma visão multidimensional. 4ª edição. São Paulo: Érica, 2008.
TURBAN, Efraim, DELEN, Dursun, SHARDA, Ramesh. Business Intelligence e Análise de Dados para Gestão de Negócios. 4ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2019.
Área
Transporte (todos os Modais)
Instituições
Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE) - Pernambuco - Brasil
Autores
FABIANA SOUZA DA FONTE ALEXANDRIA