Dados do Trabalho
Título
USO DO SOFTWARE LIVRE COMO FERRAMENTA DE BUSSINES INTELIGENCE NA REGULAÇAO DE TRANSPORTES DE PASSAGEIROS
Resumo
O presente trabalho apresenta o uso do software Livre R na elaboração de relatórios de fiscalização de Indicadores e de visualização de Dados, com o objetivo de simplificar e agilizar o processo de fiscalização e também aumentar a transparência dos dados de Regulação.
Foram utilizadas as bibliotecas Markdown e Shiny do software de R. para gerar documentos web dinâmicos o que facilita a divulgação e transparência dos dados de Indicadores de Desempenho.
Como resultado será apresentado um exemplo de uso para os dados relativos ao indicadores de Desempenho apurados por empresas de Transporte de passageiros da Região Metropolitana de Porto Alegre- RMPA e das Aglomerações Urbanas do Sul-AUSUL, Região Metropolitana da Serra Gaúcha - RMSG e do Litoral Norte - AULINOR do estado do Rio Grande do Sul.
Palavras Chave
Indicadores. Software livre. Visualização de dados. Bussines Inteligence
Introdução/Objetivos
O transporte de passageiros da Região Metropolitana de Porto Alegre (34 Municípios) e das Aglomerações Urbanas do Sul - Sul-AUSUL ( 5 Municípios ), Região Metropolitana da Serra Gaúcha - RMSG (10 Municípios) e Aglomerações Urbanas do Litoral Norte-AULINOR (19 Municípios) é realizado por 37 empresas nas modalidades: comum, direta, executivo, integração ônibus e trem, rota, seletivo semidireto com serviço alimentador, complementar, convencional, especial e rota.
Os Indicadores de desempenho são utilizados como ferramentas de Gestão no Transporte Coletivo Urbano em algumas das principais cidades brasileiras( LIMA;CARVALHO,2018). O acompanhamento e monitoramento desses índices pode ajudar no planejamento e melhoria dos sistemas de transporte urbano.
Atualmente a qualidade dos serviços de transportes da Região Metropolitana e Aglomerações é medida por meio de 10 Indicadores de desempenho regulamentados, apurados mensalmente e encaminhados pelas empresas por meio de um sistema web, são listados a seguir:
Indicador e Cumprimento de Oferta de Horários – ICPO;
Indicador de Pontualidade do Horário de Saída – IPHS;
Cumprimento de Viagem sem Interrupção – ICVI;
Idade Média da Frota Utilizada-IMFU;
Índice de Ocorrências de Quebras de Ônibus – IOQ;
Índice de Ocorrências de Desvios de Itinerário – IDI;
Índice de Ocupação com lotação <80% da máxima – IO1;
Índice de Ocupação com lotação entre 80% e 100% de máxima – IO2;
Índice de Ocupação com lotação acima de 100% da máxima – IO3 e
Índice de Ocorrências de Acidentes de Transito – IOAP.
O objetivo de trabalho é apresentar o uso do software livre R como ferramenta para coleta, organização, análise e apresentação de dados de Indicadores de Qualidade dos serviços de Transporte, ou seja, análise de Bussiness Inteligence- BI.
Metodologia
Com o objetivo de disponibilizar informações de forma dinâmica e ágil, modernizando as fiscalizações por Indicadores de Desempenho do Transporte Metropolitano e facilitar o acesso as informações por meio da internet foram utilizadas as bibliotecas Markdown e Shiny do software R, essas bibliotecas permitem criar um documento formato web sem conhecimento de desenvolvimento web.
Os softwares R e Rstudio foram utilizados para a fazer a extração e limpeza de dados de Indicadores que são gerados pelo sistema em formato Excel. Após essa etapa, os dados são carregados no Rstudio são a base do documento web gerado pela biblioteca Markdown ou Shine, que pode ser disponibilizado pelo serviço de nuvem do próprio R, localmente ou outro serviço de nuvem que suporte à aplicação.
O Rstudio possibilita, por meio de suas bibliotecas que texto e gráficos e análises estatísticas pertençam a um mesmo documento, dessa forma dando agilidade ao processo de elaboração de relatórios uma vez que evita o trabalho de copiar e colar, e replicação do trabalho de forma eficiente.
Para esse trabalho foram utilizados dados de transporte Transporte Metropolitano do ano de 2020.
Resultados e Discussão
Como resultado do trabalho apresentaremos os aplicativos que foram desenvolvidos por meio dos Softwares R e Rstudio, o que pode ser uma alternativa de baixo custo para o desenvolvimento do BI na Regulação de serviços públicos.
Conclusão
Os uso dos softwares livres R e Rstudio junto com as bibliotecas Shiny e Markdown podem ser uma alternativa de baixo custo para o BI na regulação, uma vez que permite agilizar a elaboração de documentos de fiscalização em formato dinâmico sem conhecimento de desenvolvimento web. Possibilitando que mais pessoas possam criar seus próprios aplicativos e disponibilizar para o público geral, melhorando o acesso a informação e contribuindo para a transparência do serviço público.
Referências Bibliográficas
LIMA, G.L; CARVALHO, G.S. Indicadores de Qualidade na Regulação do Transporte Coletivo por ônibus e suas aplicações no Brasil: 32° Congresso de Pesquisa e Ensino em Transporte da ANPET Gramado, 2018.
RSTUDIO. Shiny by Rstudio. Disponível: http://shiny.rstudio.com/.
Acesso em: 29 de maio de 2020.
Xie, Yihui. 2015. Dynamic Documents with R and Knitr. 2nd ed. Boca Raton, Florida:
Chapman; Hall/CRC. https://yihui.name/knitr/.
Área
Temas Transversais: Aspectos Jurídicos e Institucionais da Regulação; Transparência e Controle Social; Melhoria da Qualidade da Regulação; Governança Regulatória; Análise de Impacto Regulatório
Instituições
AGERGS - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
FERNANDO FELICIANO DOS SANTOS