XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6ª Expo ABAR

Convidado


DR. JOAQUIM BARREIROS

DR. JOAQUIM BARREIROS

LISBOA

JOAQUIM BARREIROS

Vogal do Conselho de Administração da ERSAR |

Professor Convidado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto

 

Formação académica

Licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Curso conducente ao Mestrado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade de Lisboa; Curso para Certification of Palladium Kaplan-Norton Balanced Scorecard pela Palladium/Harvard Business Publishing, Boston, EUA, sendo membro da “Certified Premium Community”, Boston; Curso de Regulation: Theory, Strategy, and Practice pela London School of Economics and Political Science, Londres, Reino Unido.

 

Experiência Profissional

Possui experiência relevante nas áreas empresarial, de consultoria e académica e assume atualmente as funções de Vogal Executivo do Conselho de Administração da ERSAR (mandato a terminar em maio de 2026).

Como Diretor Financeiro e Controller de importantes grupos industriais portugueses, como a Sonae Indústria e Grupo Amorim, adquiriu grande experiência na sua qualidade de responsável pelo controlo de algumas das suas unidades industriais e comerciais na Europa.

Foi Presidente e Vogal de Conselhos Fiscais de várias empresas e organismos ligados, entre outros, aos setores da banca, saúde, indústria transformadora e de centros de investigação.

De 1980 a 2020 exerceu a atividade de consultoria como profissional independente, tendo estado envolvido em inúmeros trabalhos nas áreas financeira, contabilística, fiscal, de controlo de gestão e de estratégia em organizações de diversas áreas.

É Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde já integrou o seu Conselho Diretivo e exerce também funções docentes na Porto Business School da Universidade do Porto, onde lançou e é coordenador de vários cursos para executivos e pós-graduações. Foi, igualmente, Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Imprimir

Atividades

Voltar