Dados do Trabalho


Título

SINDROME DA VEIA CAVA SUPERIOR POR OBSTRUÇAO INTRALUMINAL EM PACIENTE COM USO CONTINUO DE ANTICOAGULANTES

Fundamentação teórica/Introdução

A Síndrome da Veia Cava Superior (SVCS) é uma condição médica na qual a veia cava superior (VCS), fica obstruída ou comprimida. Isso pode levar à interrupção do fluxo sanguíneo aumentando a pressão venosa o que pode causar vários sintomas. A SVCS pode ser causada por dois principais fatores, como: compressão extrínseca; com uma frequência de 73 a 97%, ou pela obstrução intraluminal; geralmente devido a trombose venosa. Sendo este último fator citado a causa da SCVS no paciente em estudo. A relevância e motivação de estudar o caso surge pela baixa frequência com que se apresenta uma trombose como causa da SCVS e principalmente pela presença de trombose num paciente que realiza uso contínuo de anticoagulantes.

Objetivos

Descrever o quadro clínico de um paciente diagnosticado com SVCS sendo a causa principal trombose venosa profunda durante uso contínuo de anticoagulantes.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

Paciente “ASL”, masculino, 37 anos, admitido na emergência com quadro clínico de dor em membro superior direito (MSD) associado à impotência funcional e edema. Paciente com histórico de internação hospitalar prévia por trombose venosa profunda (TVP) em MSD e membro superior esquerdo. Faz uso regular de rivaroxabana desde a última TVP em MSD. Paciente nega dispneia e nega hemoptise. Relata alergia aos AINES e dipirona. Familiar relata que paciente vem apresentando desmaios após crises de tosse intensa. Tem histórico familiar de vasculopatias. Durante a internação foi realizado pesquisa para trombofilias com resultados inconclusivos. A angiotomografia de tórax revelou inexistência de neoplasia, porém evidenciou falha de enchimento em átrio direito e VCS. Teve avaliação de outras especialidades sem diagnostico conclusivo. Durante a internação evoluiu com dessaturação sendo necessário aporte de oxigênio por cateter nasal, foi iniciado anticoagulação com enoxaparina em dose plena, resultando na melhora da dor de membros superiores e melhoras da saturação.

Conclusões/Considerações Finais

É correto afirmar que a SVCS pode ser causada por neoplasias intratorácicas. No entanto, a SVCS também pode ser causada por outras condições, incluindo obstrução intraluminal por trombose venosa profunda. Portanto, ao avaliar um paciente com suspeita de SVCS, é importante considerar várias causas potenciais e outras condições médicas que poderia levar a mesma sintomatologia.

Palavras Chave

Síndrome da Veia Cava Superior, Trombose, Obstrução intraluminal.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Categoria

Relato de Caso

Instituições

Hospital Municipal Antonio Giglio - São Paulo - Brasil

Autores

JOSE GUSTAVO OLGUIN MORALES, VICTOR DELEVEDOVE MENDES