Dados do Trabalho


Título

TITULO: AVALIAÇAO DA AUTOPERCEPÇAO DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE A UTILIZAÇAO DO METODO CLINICO CENTRADO NA PESSOA DURANTE CONSULTAS AMBULATORIAIS

Fundamentação teórica/Introdução

Os atendimentos médico ambulatoriais tradicionais são pautados no modelo biomédico de atuação dando enfoque aos sinais e sintomas relacionados a doença, deixando muitas vezes de lado aspectos subjetivos do paciente. Na contramão, o método clínico centrado na pessoa (MCCP) é proposto como modelo de atendimento voltado à complexidade do paciente, buscando compreendê-lo dentro de seu contexto psicossocial para além do biológico. Contudo, a formação médica ainda se volta muito mais à prática do modelo biomédico, sendo necessário uma busca ativa dos acadêmicos e profissionais médicos para desenvolver as habilidades necessárias a aplicação do método clínico. Nesta medida questionários autorreflexivos contribuem para que estes profissionais compreendam suas dificuldades e busquem estar sempre se aperfeiçoando, contribuindo para uma autoeficácia. O presente trabalho avaliou o questionário português “Autopercepção do Desempenho da Medicina Centrada na Pessoa em Medicina Geral e Familiar” aplicado a acadêmicos de medicina que realizem atendimento ambulatoriais.

Objetivos

Adaptar um questionário de autopercepção do uso do método clínico centrado na pessoa para uso por estudantes de medicina e compreender as dificuldades ao aplicar o MCCP.

Delineamento e Métodos

O questionário é composto por 22 questões autorreflexivas relacionadas ao uso do MCCP pelos profissionais. Foi, então, realizada a aplicação em acadêmicos de medicina que realizam atendimentos ambulatoriais, recrutados pelo método de amostragem “bola de neve”. A coleta de dados foi on-line, tendo sido e analisadas, médias, desvio padrão, análise de conteúdo, análise fatorial exploratória e Alfa de Cronbach. Consideramos significativos valores-p menores ou iguais que 0,05 e cargas fatoriais superiores a 0,3.

Resultados

O questionário foi respondido por 22 acadêmicos do segundo ao sexto ano. A idade dos participantes variou entre 20 a 30 anos. A confiabilidade através do valor Alfa de Cronbach do questionário foi de 0,924. Os itens que os acadêmicos demonstraram maior dificuldade foram aqueles relacionados a aspectos psicossociais e expectativas dos pacientes, e os de maior facilidade são pontos convergentes com o modelo biomédico tradicional de atendimento.

Conclusões/Considerações Finais

Os resultados encontrados corroboram com a hipótese inicial respaldada na literatura em relação a dificuldade em explorar aspectos psicossociais do paciente nos atendimentos ambulatoriais.

Palavras Chave

Método clínico centrado na pessoa; Educação Médica; Autoeficácia; Consulta ambulatorial

Arquivos

Área

Clínica Médica

Categoria

Trabalhos Científicos

Autores

ISADORA MACHADO VALLE, JÉSSICA HELOISE CAMARGO DE LIMA, MARIA ANTÔNIA CANHA DA SILVA, ISABELLE FAORO GALSER, CAMILA AMENT GIULIANI DOS SANTOS FRANCO