Dados do Trabalho
Título
Granulomatose com poliangeíte nasal associado a infecção por Stenotrophomonas maltophilia: relato de caso.
Fundamentação teórica/Introdução
A granulomatose com poliangeíte (GPA) é uma vasculite necrotizante granulomatosa sistêmica, rara, de caráter pauci-imune, que afeta principalmente os pequenos e médios vasos do trato respiratório superior, pulmões e rins. A infecção pela bactéria oportunista Stenotrophomonas maltophilia é uma preocupação em pacientes com GPA nasal, devido à suscetibilidade aumentada a infecções e à possibilidade de complicações.
Objetivos
Relatar o caso de uma paciente portadora de GPA nasal acompanhada de uma infecção por Stenotrophomonas maltophilia.
Delineamento e Métodos
Estudo do tipo relato de caso, com informações extraídas de prontuários médicos, entrevista com paciente e revisão de literatura.
Resultados
Descrição do caso: Paciente sexo feminino, 63 anos, do lar, iniciou há 4 meses quadro de cefaleia intensa, evoluindo para edema em região maxilar, periorbital e nasal, otalgia bilateral, odontalgia, dor intranasal associada a epistaxe, febre vespertina, sudorese noturna, tosse seca e dispneia ao repouso. Relata que no início dos sintomas passou por consultas médicas e foram realizadas 20 doses de ceftriaxona, dexametasona, dipirona e tramal, entretanto o quadro foi refratário aos tratamentos prévios. Nega antecedentes mórbidos e possíveis causas que justifiquem o quadro. Os exames laboratoriais mostraram sorologias infecciosas negativas, anticorpo anticitoplasma de neutrófilos (ANCA) reagente e a cultura do escarro positivo para Stenotrophomonas maltophilia. A Tomografia Computadorizada de Face revelou atenuação de partes moles da cavidade nasal, seios maxilares, etmoidal, esfenoidal e frontal à esquerda, com sinais de erosão da parede medial do seio maxilar e na porção anterior do septo nasal. Durante a internação hospitalar fez uso de ceftriaxona, sulfametoxazol e trimetoprima, polimixina, clindamicina, piperacilina e tazobactam e anfotericina. Após a discussão do caso, foram preenchidos os critérios para GPA nasal, sendo otimizado o tratamento com pulsos de metilprednisolona e rituximabe para o controle da doença autoimune.
Conclusões/Considerações Finais
Os casos de infecção por Stenotrophomonas maltophilia em pacientes com GPA nasal são raros, de diagnóstico complexo e refratário aos tratamentos convencionais, agravando as condições clínicas do paciente. Evidencia-se, por conseguinte, a necessidade da assertiva diagnóstica e do tratamento adequado.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Autores
LIVIA ZANIN SARTORELLE, HELOUYZE CHRYSTHYNAH ALBANO ASSIS DOS SANTOS, HULLY DA SILVA, MARCOS ANTONIO ALMEIDA DOMINGUES JUNIOR, DIEGO FERNANDO COSTA