Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DA SINDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES UNIVERSITARIOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Fundamentação teórica/Introdução
A síndrome de Burnout possui como elemento central a exaustão emocional, em decorrência do excesso da carga de trabalho. Nessa
perspectiva, durante a pandemia da COVID-19, em que os docentes tiveram pouco tempo para se adaptar ao ensino online, ocorreu impacto no seu bem-estar emocional, o que ocasionou um aumento do estresse.
Objetivos
O presente estudo teve como objetivo verificar as características da Síndrome de Burnout em professores de uma Universidade do Extremo Sul Catarinense em tempos de pandemia de COVID-19.
Delineamento e Métodos
Trata-se de um estudo epidemiológico, observacional transversal com coleta de dados primários e abordagem quantitativa. A partir disso, avaliou-se a prevalência da Síndrome de Burnout em professores, utilizando os questionários Maslach Burnout Inventory - Educators Survey, e o sociodemográfico elaborado pelos pesquisadores para identificar possíveis variáveis que podem ajudar no desenvolvimento da Síndrome de Burnout.
Resultados
A pesquisa contou com 138 docentes, no período do segundo semestre de 2021 ao primeiro semestre de 2022. A prevalência da síndrome de Burnout entre os professores foi de 35,38%. Além disso, no sexo feminino houve um aumento da carga
de trabalho que foi associado ao desenvolvimento de alta exaustão, em 62% das participantes, e ao acometimento de Burnout, visto que 63% dos afetados eram mulheres. Com relação ao aumento da carga de trabalho, nota-se que 95,8% dos indivíduos com alto índice de exaustão e 93,5% dos portadores da síndrome, relataram tal fato.
Conclusões/Considerações Finais
No presente estudo, percebeu-se que durante a pandemia da COVID-19 as professoras foram mais afetadas pela síndrome. Ademais, na pandemia, ocorreu o aumento da carga de trabalho, em consequência da mudança do ensino presencial para o remoto, ocasionando em exaustão emocional e, por fim, na presença de Burnout.
Palavras Chave
Saúde mental; esgotamento psicológico; docentes; COVID-19.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Trabalhos Científicos
Instituições
UNESC - Santa Catarina - Brasil
Autores
CAROLINE MARIA SCHEFFER SCHMITZ, ANA LETÍCIA GAVA MILANESI, KRISTIAN MADEIRA