Dados do Trabalho
Título
TETRALOGIA DE FALLOT: MANIFESTAÇOES CLINICAS E IMPORTANCIA DO DIAGNOSTICO PRECOCE - RELATO DE CASO
Fundamentação teórica/Introdução
A Tetralogia de Fallot caracteriza-se por uma tétrade de defeitos no coração, que impedem o funcionamento adequado do órgão. O quadro clínico surge influenciado pelo grau de bloqueio da via de saída direita do coração. O reconhecimento das cardiopatias congênitas críticas de forma precoce, visa impedir o surgimento dos efeitos deletérios antes da correção cirúrgica das alterações cardíacas.
Objetivos
Analisamos as manifestações clínicas e a importância do diagnóstico precoce da Tetralogia de Fallot, a partir da descrição de um relato de caso.
Delineamento e Métodos
Trata-se de um estudo com natureza qualitativa com orientação descritiva e retrospectiva. A coleta de dados foi realizada a partir dos laudos dos exames prévios e das informações fornecidas pelo (a) responsável da criança. O presente projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa e aprovado sob o número do parecer 5.335.250 e CAAE 56472122.6.0000.0117.
Resultados
Paciente do sexo feminino, primeira filha de pais saudáveis e não consanguíneos. A gravidez foi planejada, através de inseminação artificial, com a mãe tendo efetuado as ecografias morfológicas trimestrais, que se revelaram normais, além de um Ecocardiograma fetal, na 23° semana de gestação, apresentando-se normal. Às 38 semanas e 4 dias de gestação, ocorreu seu nascimento, sendo adequada à idade gestacional. A triagem neonatal de oximetria de pulso, resultou em saturação de 98% para o membro superior direito e para o membro inferior direito. Com algumas semanas do seu nascimento, percebeu-se uma dificuldade para a amamentação, com a presença de esforço respiratório. Na consulta de puericultura, a pediatra auscultou um sopro na região precordial e com esses achados, realizaram-se um eletrocardiograma, uma radiografia do coração e um ecocardiograma bidimensional com doppler e confirmou-se o diagnóstico de Tetralogia de Fallot. Instituiu-se tratamento de suporte até a correção cirúrgica das alterações. No processo de espera da cirurgia, a paciente foi internada e transferida para uma UTI neonatal após apresentar, descompensação aguda da doença de base, associada a bronquiolite viral aguda e uma infecção bacteriana sobreposta. Apresentou uma crise convulsiva focal e uma parada cardiorrespiratória. Realizou uma fibrobroncoscopia onde visualizou-se uma estenose da traqueia distal. Realizou a correção cirúrgica das alterações.
Conclusões/Considerações Finais
O atraso no diagnóstico e no tratamento podem desencadear complicações graves, impedindo um crescimento e desenvolvimento cardiorrespiratórios normais.
Palavras Chave
Cardiopatia congênita. Diagnóstico precoce. Tetralogia de Fallot.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Autores
LAURA CAROLINE LIPPERT, LETIELI ADAMCHESKI , SARAH BERNADETTE DE CARVALHO ALCÂNTARA