Dados do Trabalho
Título
HIV NA TERCEIRA IDADE: ANALISE DAS TAXAS DE INCIDENCIA NO NORTE DO BRASIL
Fundamentação teórica/Introdução
A incidência de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) entre idosos apresenta padrão de crescimento nas últimas duas décadas no Brasil. Na região Norte, com históricas deficiências no acesso à saúde, sobretudo em ações preventivas, configura-se situação de vulnerabilidade ao aumento da transmissão viral na terceira idade.
Objetivos
Descrever e analisar as tendências das taxas de incidência de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) na população idosa da região Norte do Brasil.
Delineamento e Métodos
Trata-se de um estudo ecológico, quantitativo e retrospectivo, realizado com dados da plataforma DATASUS, abrangendo o período de 2005-2020 na região Norte. As variáveis utilizadas, referentes aos casos de infecção pelo HIV, foram ano de diagnóstico, unidade federativa, sexo e faixa etária. A taxa de incidência foi obtida como o número de casos por 100.000 indivíduos da população de risco. Os dados foram tabulados no programa Microsoft Excel® 2016 e analisados no programa JoinPoint Regression Program® (versão 4.9.1.0), obtendo-se ao final a variação percentual anual (VPA) com intervalo de confiança de 95%. Cada tendência temporal foi classificada como crescente (se VPA>0 e p<0,05), decrescente (se VPA<0 e p<0,05) ou estacionária (se p>0,05).
Resultados
Houve tendência crescente significativa (p<0,05) das taxas de incidência para a região Norte (VPA=6,2%) e os estados do Amazonas (VPA=6,5%), Pará (VPA=7,3%) e Tocantins (VPA=7,7%). Situação estacionária (p>0,05) foi observada em Rondônia, Roraima e Amapá. A análise segundo o sexo revelou tendências de aumento significativo (p<0,05) entre homens (VPA=6,2%) e mulheres (VPA=6,7%). Tendências de aumento significativo (p<0,05) também foram notadas nas faixas etárias de 60 a 69 anos (VPA: 6,1%) e 70 a 79 anos (VPA: 6,5%). Dada a ausência de dados em pelo menos um ano da série, não foi possível analisar a tendência temporal relativa ao Acre e à faixa etária com 80 anos ou mais.
Conclusões/Considerações Finais
Os achados deste estudo sugerem tendência de crescimento na ocorrência de infecção por HIV entre indivíduos idosos da região Norte, de ambos os sexos, na faixa etária de 60 a 79 anos, residentes nos estados do Amazonas, Pará e Tocantins. Ademais, foi constatado cenário de estabilidade, referente à mesma problemática, nos estados de Rondônia, Roraima e Amapá.
Palavras Chave
Perfil de Saúde; HIV; Saúde do Idoso.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Trabalhos Científicos
Instituições
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - Pará - Brasil
Autores
GABRIEL SILVA OLIVEIRA, NATHAN FELLIPE CARDOSO DA SILVA, GISELY RITA BULEGON, PAULO HENRIQUE GOMES MONTE, RAMON SAMPAIO MOTA