Dados do Trabalho
Título
INFECCÇAO RESPIRATORIA POR LOPHOMONAS ASSOCIADA A EXPOSIÇAO LABORAL – RELATO DE CASO
Fundamentação teórica/Introdução
O Lophomonas sp. é um protozoário tipicamente encontrado em cupins e baratas, com capacidade de causar infecções respiratórias em humanos após sua aspiração. Casos de lophomoníase são raros, entretanto já foram relatados por todo o globo, inclusive no Brasil.
Objetivos
Expor caso de pneumonia por Lophomonas sp., em paciente com risco de exposição ocupacional (marceneiro).
Delineamento e Métodos
Relato de caso retrospectivo observacional associado à revisão da literatura.
Resultados
Paciente do sexo masculino, 57 anos, marceneiro, portador de hipertensão, diabetes mellitus tipo 2 e insuficiência cardíaca de fração de ejeção reduzida, atendido em hospital geral com quadro de dispnéia há 1 ano com piora nos últimos 2 dias, associada a dessaturação, edema bilateral de membros inferiores e dispneia paroxística noturna. Realizados exames iniciais com biomarcadores cardíacos sem alterações, sem melhora do quadro com uso de diuréticos venosos. Após 48 horas da admissão, paciente evoluiu com piora do padrão respiratório e leucocitose, quando houve necessidade de intubação orotraqueal, iniciado antibiótico (ATB) de largo espectro e transferido para leito de terapia intensiva.
Durante estadia em cuidados intensivos foram realizadas culturas em diversos materiais (sangue, aspirado traqueal e urina) que não demonstram agente microbiano ou fúngico, sendo realizado escalonamento de ATB. O paciente evolui com choques repetidos, uso de aminas vasoativas e necessidade de hemodiálise. Após 25 dias da admissão, realizada broncoscopia com coleta de lavado broncoalveolar (LBA) que continha protozoário Lophomonas sp. Iniciado metronidazol venoso por 10 dias, com resposta clínica parcial. Hemocultura coletada 48 horas após LBA mostrou Pseudomonas sp. multidroga resistente. Paciente evoluiu com refratariedade terapêutica ao esquema de ATB prescrito e evoluiu para o óbito após 45 dias de internação hospitalar.
Conclusões/Considerações Finais
A pneumonia por Lophomonas sp têm diagnóstico difícil por ser uma patologia rara, portanto é de suma importância a coleta de história clínica minuciosa, como a exposição profissional aos cupins e a avaliação de higiene. Além disso, a extensão propedêutica com realização de LBA em quadros não responsivos aos antibióticos deve ser considerada, visto que a descoberta tardia da doença aumenta o risco de infecções secundárias associadas. A exposição laboral do paciente aqui descrito poderia indicar uma investigação precoce para o protozoário.
Palavras Chave
infecção por lophomonas; exposição laboral; infecção respiratória;
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Autores
ÁLVARO LUCCA TORRES BRANDÃO, CAROLINE COELHO DE OLIVEIRA, LETÍCIA LAMAS DE MATOS, LUIZA AGUIAR FALCI, BRENO ALVES ARAUJO