Dados do Trabalho
Título
SINDROME HEMOFAGOCITICA SECUNDARIA A INFECÇAO PELO VIRUS DA CHIKUNGUNYA: UM RELATO DE CASO
Fundamentação teórica/Introdução
A linfohistiocitose hemofagocítica, conhecida também como Síndrome Hemofagocítica (SHF), consiste em uma patologia potencialmente fatal. Representa uma síndrome hiperinflamatória que evolui com destruição tecidual devido à ativação imune anormal. A SHF reúne um grupo diverso de doenças com características semelhantes à sepse.
Objetivos
Apresentar um caso de SHF associada a Chikungunya.
Delineamento e Métodos
Relato de caso.
Resultados
Paciente sexo masculino, 52 anos, internado para investigação de quadro de febre, dor abdominal difusa, fadiga aos esforços, colúria e icterícia. A busca pelo atendimento ocorreu após 30 dias do início dos sintomas. À admissão, evidenciada icterícia de padrão colestático associada à pancitopenia e esplenomegalia. Extensão propedêutica com mielograma evidenciou hiperplasia da série eritróide com evidência de hemofagocitose. O diagnóstico de SHF foi confirmado após verificação de hipertrigliceridemia e hiperferritinemia. Instituída pulsoterapia associada à infusão de imunoglobulina. Apesar das medidas iniciadas, paciente evoluiu com piora clínica, desenvolvendo insuficiência renal e hepática. O óbito ocorreu após dez dias de internação. Painel sorológico evidenciou IgM para Chikungunya positiva, entendida como provável gatilho.
Conclusões/Considerações Finais
A SHF é uma patologia de curso fulminante e fatal, pouco conhecida, secundária à ocorrência de diferentes doenças. As principais associações ocorrem com infecções virais e neoplasias hematológicas. O rastreio apropriado e o diagnóstico precoce, seguidos de tratamento da causa subjacente e medidas de suporte apropriadas são fundamentais para o desfecho favorável do caso. Os critérios diagnósticos foram estipulados pela Sociedade Internacional de Histiocitose, com sua última revisão em 2004 (HLH-2004).
Palavras Chave
Síndrome hemofagocítica. Chikungunya.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
Hospital Júlia Kubitschek - Minas Gerais - Brasil
Autores
VICTOR LUIZ PEREIRA MENDES, ANA JÚLIA FARIA CAMARGOS, FELIPE ZACARONI BOTREL, LUCAS FERREIRA REZENDE, RAÍSSA RATES DE OLIVEIRA