Dados do Trabalho
Título
VOLVO GASTRICO INTRA-TORACICO PERFURADO - UMA COMPLICAÇAO RARA DE HERNIA HIATAL: UM RELATO DE CASO
Fundamentação teórica/Introdução
Hérnia de hiato(HH) refere-se à herniação de elementos da cavidade abdominal através do hiato esofágico do diafragma e é um achado frequente e muitas vezes assintomático. Enquanto o volvo gástrico(VG) é a rotação anormal do estômago podendo ser secundário a HH e pode resultar em obstrução gástrica e em casos complicados perfuração gástrica.
Objetivos
Discutir e compreender complicações graves de HH e perfuração gástrica
Delineamento e Métodos
Relato de Caso
Resultados
Relato de Caso: Paciente feminina, 46 anos, buscou a emergência por dor abdominal, náuseas e vômitos com evolução de 5 dias. Após ecografia de abdômen normal, foi solicitada então tomografia computadorizada (TC) de abdome que evidenciou VG intra-torácico mesentério-axial secundário a HH com presença de coleção hidroaérea no mediastino com extensão para o espaço pleural à esquerda. Paciente foi submetida a cirurgia para correção de VG, que mostrou perfuração em grande curvatura do estômago com drenagem de líquido para mediastino - realizada gastrorrafia, omentopexia e lavagem da cavidade assim como drenagem de tórax à esquerda. Paciente permaneceu em UTI por longo período no pós operatório, evoluindo com tromboembolismo pulmonar(TEP) bilateral com início de anticoagulação. Após melhora inicial após o TEP, após a retirada de dreno de tórax, paciente evoluiu com dificuldade de desmame de ventilação mecânica, assim como picos febris persistentes apesar do uso de antibioticoterapia de amplo espectro (meropenem e vancomicina); foi então optado por realizar nova TC de tórax que evidenciou realce em mediastino inferior assim como novo derrame pleural loculado à esquerda. Paciente foi submetida a pleuroscopia e decorticação pleural a E, e líquido coletado para análise cultural evidenciou presença de complexo Acinetobacter calcoaceticus - Acinetobacter baumannii multirresistente - sensível a Amicacina e Polimixina B. Paciente foi tratada então para mediastinite complicada com empiema com estes antibióticos, por 21 dias; apresentando boa evolução, recebendo alta sem maiores sequelas.
Conclusões/Considerações Finais
HH é, na maioria das vezes, uma doença benigna e assintomática, mas que pode ter sérias complicações como VG; e neste caso mediastinite por germe multirresistente. Apesar do desfecho favorável desta paciente, estas complicações apresentam alto índice de mortalidade e devem ser incluídas no diagnóstico diferencial de pacientes com dor abdominal de etiologia atípica.
Palavras Chave
Hérnia Hiatal, Volvo Gástrico, Mediastinite
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Autores
LAURA DA SILVA ALVES, IZZA BÁRBARA RIBEIRO CARDOSO, NATÁLIA DIEL LISBOA, GIULIA GOULART, GIOVANA GOULART