Dados do Trabalho
Título
Perfil epidemiológico das Internações por Embolia Pulmonar durante o período pandêmico da Covi-19 entre os anos de 2020 e 2022 no Norte-Nordeste brasileiro
Fundamentação teórica/Introdução
Introdução: A embolia pulmonar é uma doença grave e potencialmente fatal que ocorre quando um ou mais coágulos sanguíneos, chamados êmbolos, vazam de outras partes do corpo (geralmente veias das pernas) e bloqueiam uma artéria nos pulmões. Esse bloqueio reduz o fluxo sanguíneo para os pulmões, o que pode levar à falta de oxigênio e danos ao tecido pulmonar. Os sintomas da embolia pulmonar dependem do tamanho do coágulo e do grau de bloqueio. Os sintomas mais comuns incluem falta de ar repentina, dor no peito que piora com a respiração profunda, taquicardia, tosse com ou sem sangue, sudorese e tontura. A prevenção da embolia pulmonar é muito importante, especialmente para pessoas com fatores de risco conhecidos.
Objetivos
Objetivos: Evidenciar os casos de internação por Embolia Pulmonar durante a pandemia da Covid-19 entre os anos de 2020 e 2022 no Norte-Nordeste. Expressar uma correlação estatística entre os casos de Embolia Pulmonar no lapso temporal considerado.
Delineamento e Métodos
Métodos: Estudo epidemiológico de caráter retrospectivo e descritivo, com dados coletados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS/TABNET). Incluíram-se no estudo os casos de internação por Embolia Pulmonar nas regiões e período evidenciados, independente da causa. Excluíram-se os casos registrados em outras regiões ou lapso de tempo diferente do exposto. Os dados estatísticos foram calculados e expressos sob a forma percentual e valores absolutos.
Resultados
Resultados: Foi totalizado 4.460 casos de Embolia Pulmonar no período pandêmico no Norte-Nordeste brasileiro. Em 2020: 1.397 casos; 2021: 1.494; 2022: 1569 casos. Observa-se uma crescente entre os anos retratados. Entre 2020 e 2021, aumento de 6,9% e entre 2021 e 2022 aumento de 5%. O ano de 2022 se destaca com maior número de internações, somando 1569 casos e refletindo cerca de 35,1% do montante total. Observa-se um dado significativo. O ano imediatamente anterior ao início da pandemia da Covid-19 (2019) somou 171 casos, em comparação com o ano de início da pandemia (2020) ocorreu 1397 casos, um aumento de mais de 8 vezes em relação à 2019.
Conclusões/Considerações Finais
Conclusões: Em termos conclusivos, é evidente que a Covid-19 se mostrou como variável que influenciou diretamente no aumento do número de casos de Embolia Pulmonar no Norte-Nordeste entre 2020 e 2022. Cabe a novos estudos evidenciar as explicações biológicas como geradoras desse aumento do número de casos.
Palavras Chave
Embolia Pulmonar. Covid-19. Pandemia.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Trabalhos Científicos
Instituições
Centro universitário presidente Antônio Carlos - Tocantins - Brasil
Autores
BEATRIZ VIEIRA RODRIGUES, BEATRIZ ALVES FERRAZ ALVES FERRAZ, NICOLE FALONE RESENDE HORONATO RESENDE FALONE, JOAO PEDRO MARTINS PEDROSA DA CUNHA PEDROSA MARTINS, Luiz Michel Nascimento Andrade NASCIMENTO ANDRADE