Dados do Trabalho
Título
PNEUMOMEDIASTINO ESPONTÂNEO EM PACIENTE COM COVID-19: RELATO DE CASO
Fundamentação teórica/Introdução
O pneumomediastino, caracterizado pela presença de ar livre no mediastino, pode ocorrer devido a traumatismos, iatrogenias, infecções por germes formadores de gás ou pode surgir de maneira espontânea. Trata-se de afecção incomum, ocorrendo mais facilmente como complicação em pacientes submetidos a ventilação mecânica invasiva.
Objetivos
Relatar o caso de um paciente que desenvolveu pneumomediastino espontâneo, no curso de afecção por COVID-19.
Delineamento e Métodos
Relato de caso coletado em um centro de referência em emergência na cidade do Recife - PE
Resultados
Paciente de 54 anos, sexo masculino, sem comorbidades, procurou atendimento de emergência por apresentar febre, tosse e dispneia. A investigação diagnostica foi compatível com COVID-19, confirmado por RT-PCR. Durante o curso da doença, desenvolveu um quadro de pneumomediastino espontâneo (sem fatores de risco associados), evidenciado durante investigação com tomografia computadorizada de tórax sem contraste. Como paciente não apresentou complicações, foi submetido à terapêutica médica conservadora, com boa evolução, e recebeu alta em boas condições clínicas.
Conclusões/Considerações Finais
Poucos são os casos descritos na literatura de pneumomediastino espontâneo associado a COVID-19. Os mecanismos fisiopatológicos são ainda incertos e trata-se de complicação que pode estar associada a desfechos ruins. Mais estudos que possam investigar a patogênese desse acometimento são necessários para que haja melhor condução dos casos.
Palavras Chave
Enfisema Mediastínico; Infecções por Coronavírus; Coronavírus
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Autores
GABRIELLE CHRISTINE ROCHA SOUZA, THAYNA ALMEIDA BATISTA, MARIA JULIANA DE ARRUDA QUEIROGA, PAULO BERNARDO DA SILVEIRA BARROS FILHO, ANALU BITU LEAL ALENCAR