Dados do Trabalho
Título
COLITE IMUNOMEDIADA INDUZIDA POR PEMBROLIZUMAB EM UMA PACIENTE COM INFECÇAO CONCOMITANTE POR CLOSTRIDIUM DIFFICILE
Fundamentação teórica/Introdução
A colite Imunomediada (CI) é uma condição inflamatória que ocorre como uma resposta imunológica desregulada em pacientes submetidos a imunoterapia com inibidores de Checkpoint. A colite pseudomembranosa, por sua vez, é uma infecção intestinal causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium difficile (CD). Essas duas condições podem se manifestar em conjunto.
Objetivos
Elucidar o caso de diarreia crônica em paciente oncológica que utiliza Imunoterapia.
Delineamento e Métodos
Relato de Caso
Resultados
Paciente, sexo feminino, 60 anos, portadora de Adenocarcinoma de Ceco localmente avançado deu entrada no hospital com relato de diarreia por 30 dias. Apresentava (6-9) evacuações aquosas diárias, com presença de muco e discreta quantidade de sangue.
A paciente, estava em uso de terapia com Pembrolizumab, um inibidor de Checkpoint. Ao exame físico, apresentava desidratação leve e dor abdominal difusa. Exames laboratoriais com elevação da proteína C reativa.
Iniciado antibioticoterapia empírica com Ceftriaxone e Metronidazol. Análise fecal com parasitológico de fezes, coprocultura, calprotectina fecal e toxina A/B solicitadas. Além disso, foi realizada colonoscopia que revelou colite extensa, áreas de ulceração e hiperemia. Biópsia demonstrou inflamação linfocítica, neutrofílica e criptite compatível com CI.
Foram suspensos os antibióticos e iniciado corticoterapia sistêmica (CS) com prednisona 1mg/kg/dia para tratamento da CI
O exame de toxina A e B para CD, apresentou resultado positivo.Calprotectina fecal elevada e demais exames da pesquisa fecal negativos.
Foi estabelecido o diagnóstico de colite imunomediada associada a colite pseudomembranosa. Iniciado o tratamento para erradicar a infecção por Clostridium difficile (ICD) com Vancomicina oral. A paciente recebeu alta hospitalar com fezes moldadas e 2 evacuações dia.
Conclusões/Considerações Finais
A ICD e CI podem coexistir, a literatura atual é limitada em relação à ocorrência de ICD e diarreia imunomediada. Achados endoscópicos inespecíficos em CI e colonização frequente de CD tornam o diagnóstico concomitante desafiador. O tratamento simultâneo com antibióticos orais e CS se torna necessário.
Com a consolidação da Imunoterapia no tratamento oncológico é importante o conhecimento do perfil de segurança e dos eventos adversos da terapia.
Palavras Chave
colite imunomediada
pembrolizumab
colite pseudomenbranosa
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
HOSPITAL DE FORÇA AÉREA DO GALEÃO - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
FLAVIO OLIVEIRA GOMES DOS SANTOS, ISABELLA BRAGA TINOCO DA SILVA, LUCAS ACCORSI ALBANEZE, PEDRO REZENDE ALMADA, RODRIGO KESSLER VIANNA