Dados do Trabalho
Título
RETARDO DE CRESCIMENTO, DISMORFIAS DE FACE E HIPOPLASIA IMPORTANTE DAS UNHAS: ACHADOS RELACIONADOS A EXPOSIÇAO GESTACIONAL A HIDANTOINA
Fundamentação teórica/Introdução
A hidantoína, também chamada de fenitoína, é uma medicação amplamente utilizada para quase todos os tipos de crises convulsivas, sendo que seu uso durante a gestação está associado a um padrão de malformações conhecido como síndrome da hidantoína fetal, que acomete cerca de 5 a 10% dos fetos expostos à medicação.
Objetivos
Relatar achados relacionados à exposição gestacional à hidantoína.
Delineamento e Métodos
Relato de caso.
Resultados
A paciente nasceu de parto normal, com 34 semanas de gestação, pesando 1670 g, medindo 40cm, com perímetro cefálico de 29 cm e escores de Apgar de 7 e 8. A mãe era portadora de Schwannoma, sendo que necessitou utilizar durante a gestação diversas medicações, incluindo a fenitoína devido às crises convulsivas. A gestação evoluiu com oligodramnia grave. A criança era a sua primeira filha. Logo ao nascimento, notaram-se as anormalidades de unhas na criança. No seu exame físico, evidenciou-se retardo de crescimento, microcefalia, orelhas em fauno e hipoplasia importante das unhas das mãos (especialmente dos quartos e quintos dedos) e dos pés. A ecocardiografia foi normal. O exame de cariótipo também foi normal. A criança evoluiu, até cerca dos 2 anos, com adequado desenvolvimento neuropsicomotor.
Conclusões/Considerações Finais
Fetos expostos à hidantoína durante a gestação podem nascer apresentando achados físicos, que se relacionam à ação teratogênica desse anticonvulsivante, constituindo a síndrome da hidantoína fetal. Este padrão de alterações costuma usualmente acometer o sistema nervoso central, as estruturas da face e a extremidade dos dedos (em especial, as unhas).
Palavras Chave
Hidantoína, epilepsia, gestação, teratogenicidade.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
RAFAELA DALL ARA NEGRI, GABRIELA KLEIN HERWIG, VALENTINA STEFFENS BRACHT, CAROLINA DE MOURA MAROLLI , MAURÍCIO ROUVEL NUNES