Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DO CONHECIMENTO DOS ACADEMICOS DE ENFERMAGEM E PSICOLOGIA SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS EM UMA UNIVERSIDADE DO SUL CATARINENSE
Fundamentação teórica/Introdução
A Organização Mundial de Saúde definiu os cuidados paliativos (CP) em 1990 como um cuidado ativo e completo para pacientes com doenças não curáveis, enfatizando o controle da dor, sintomas, problemas psicossociais e espirituais para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e familiares. Em 2002, o conceito foi atualizado para incluir um público mais amplo, enfocando a melhoria da qualidade de vida para pacientes com doenças crônicas não transmissíveis. Apesar dos benefícios afetados, o desconhecimento ainda leva a preconceito e dificuldades na aplicação. A falta de profissionais qualificados é a principal barreira para um maior acesso aos cuidados paliativos, e poucas faculdades oferecem a disciplina em seus currículos, o que evidencia a necessidade de mais trabalhos para destacar essa lacuna no conhecimento e na importância dessa formação.
Objetivos
Avaliar o grau de conhecimento dos alunos dos cursos de enfermagem e psicologia sobre cuidados paliativos em uma universidade privada do Sul de Santa Catarina.
Delineamento e Métodos
Realizou-se um estudo transversal e descritivo, por meio de questionário autoaplicável.
Resultados
Dos 218 participantes, 82,6% eram do sexo feminino, entre 18 e 25 anos de idade, distribuídos entre o primeiro e o décimo semestre. 39% da amostra professava a fé católica, sendo que a maioria dos estudantes já ouviram falar a respeito dos CP. Apesar de 90,8% dos alunos acreditarem que a paliação não é exclusiva para pessoas idosas ou com diagnóstico de câncer, mais da metade entende que esses só devem ser oferecidos como cuidados de fim de vida. Quase metade da amostra (46,3%) acredita, ainda, que os CP podem ser adiados, enquanto existir alguma possibilidade de tratamento curativo. Apenas 41 (18,8%) estudantes sentem-se plenamente preparados para lidar com a morte e 33% deles discordam que o curso lhes ofereça um conhecimento adequado acerca de CP, fazendo com que 208 (95,4%) alunos considerem que o tema deveria estar formalmente presente na graduação.
Conclusões/Considerações Finais
Este estudo permite concluir que tais estudantes já ouviram falar a respeito de CP e reconhecem a sua importância, mas não se sentem adequadamente preparados para lidar com pessoas que necessitam desses cuidados, sendo fundamental a construção de currículos de educação em saúde baseados em competências específicas para essa área de atuação, a fim de que haja uma mudança do atual cenário nas faculdades de enfermagem e psicologia.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos. Cuidados de Fim de Vida. Educação em Saúde. Educação Baseada em Competências. Faculdades de Enfermagem. Curso de Psicologia.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Trabalhos Científicos
Autores
MURILO HENRIQUE DE ALMENAU DOS SANTOS, BETINA SEHN, GIGLIOLLE ROMANCINI DE SOUZA LIN, JAIME LIN, NATHALIA GABRIELA FLECK LEITE