Dados do Trabalho


Título

LUPUS BOLHOSO COM NEFRITE GRAU IV POS COVID

Fundamentação teórica/Introdução

As lesões do lúpus eritematoso sistêmico (LES) como rash malar, lesões discóides, úlceras orais, fotossensibilidade, estão entre as manifestações mais comuns da doença. As lesões cutâneas ocorrem em 66 % das pessoas com (LES) na evolução da doença; já as lesões bolhosas, ocorrem em uma incidência menor que 5%. O LES bolhoso é uma doença auto imune que possuem manifestações clínicas e imunopatológicas distintas. Deve se fazer um diagnóstico diferencial com outras doenças dematológicas bolhosas como dermatite herpetiforme, penfigóide bolhoso, epidermólise bolhosa adquirida.

Objetivos

Chamar atenção aos pacientes pós covid com LES sobre exacerbação do lúpus bolhoso, com consequências como erupção vésico-bolhoso.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

Masculino, procura o reumatologista com queixa de lombalgia, tendinite no cotovelo que progrediu para os membros inferiores, parestesia de pés e mãos, dispnéia, adinamia e artrite em tornozelo direito pós covid. Após oito meses de tratamento apresentou cálculo com hidronefrose, lesões na língua, nariz, orelha, cabelo, face, proteinúria, febre persistente, tosse, perda ponderal, anemia ferropriva e aumento de linfonodos submandibulares, axilares e inguinais. Diante do quadro exposto de LES bolhoso, paciente faz uso regular de reuquinol 400mg/dia, dapsona 50 mg/dia, prednisona 5mg/dia, nifedipino 10 mg/dia alternados, risendronato 150 mg/mensal, ácido fólico, MMF 3mg/dia e fez uso de imunoglobulina 20 g IV por 5 dias. Realizou duas internações onde foi realizado pulsoterapia com metilprednisolona. Atualmente está sem lesões em palato, somente no assoalho da cavidade oral, sem artrite. Foi suspenso o risendronato e a prednisona.

Conclusões/Considerações Finais

O caso relatado é instigante principalmente quando assunto é pós covid, no qual, é descrito de um homem jovem com erupção vésico-bolhoso, associado à nefrite lúpica grau IV pós covid. O médico tem como desafio associar essas consequências ao cenário pós pandemia por atitudes observatórias, um manejo diagnóstico e terapêutico adequado.

Palavras Chave

Lúpus eritematoso sistêmico; bolhoso; nefrite lúpica, pós covid

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

SARA COSMO DE CARVALHO, LAILA POUBEL BOECHAT DE CASTRO, LAÍS ALMEIDA DUTRA, LAURA GUIMARÃES TÁVORA DE OLIVEIRA , MARIA ALICE ALMEIDA DUTRA