Dados do Trabalho
Título
COMPARATIVO DOS ACHADOS ECOGRAFICOS COM OS SINAIS E SINTOMAS DA SINDROME DE SJOGREN
Fundamentação teórica/Introdução
A síndrome de Sjögren é uma doença autoimune, sistêmica e de caráter progressiva, que leva a formação de infiltrado linfocitário dos órgãos comprometidos, principalmente das glândulas exócrinas, em especial as lacrimais e salivares, levando a xeroftalmia e xerostomia respectivamente, dois dos sintomas mais frequentes e que contribuem para o diagnóstico da síndrome. Ela pode ser uma doença primária ou estar associada a outras doenças autoimunes como o Lúpus e a Artrite Reumatóide. Acomete predominantemente mulheres entre 40 e 50 anos.
Objetivos
Apresentar as alterações ecográficos das glândulas salivares apresentadas na Síndrome de Sjögren.
Delineamento e Métodos
Trata-se de um relato de caso, feito com base no acompanhamento clínico do paciente e análise dos dados do prontuário.
Resultados
paciente do gênero feminino, 37 anos, casada, ensino superior completo. Sabidamente hipertensa e portadora da Síndrome de Sjögren desde 2013. O quadro teve início em 2013 com xerostomia, xeroftalmia, vulvodínea, infiltrado mandibular (efêmero e recorrente), alopecia e fotossensibilidade. O diagnóstico foi confirmado por meio de avaliação oftalmológica. Realizado acompanhamento com reumatologista que prescreveu hidroxicloroquina e prednisolona, evoluindo com bom controle do quadro. Em junho de 2019 parou de tomar as medicações e evoluiu com dores na região mandibular, xeroftalmia e xerostomia, realizando uma ultrassonografia cervical que evidenciou glândulas parótidas e submandibulares discretamente reduzidas, com textura heterogênea, mostrando ainda presença de formações císticas nas glândulas parótidas.
Conclusões/Considerações Finais
O diagnóstico precoce é fundamental para iniciar o tratamento correto e em tempo oportuno para proporcionar uma melhor qualidade de vida para os portadores e evitar a ocorrência de consequências da doença. Não existe cura para essa síndrome, o tratamento consiste no combate aos sinais e sintomas, como o uso de colírios lubrificantes e fármacos que estimulem a produção de lágrimas e salivas. No caso em questão, a paciente está fora da faixa etária em que geralmente é feita o diagnóstico dessa síndrome, no entanto, ela apresenta um quadro clínico típico da doença e respondendo bem ao tratamento.
Palavras Chave
Síndrome de Sjögren. Sinais e sintomas. Ultrassonografia.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
HEDA - Piauí - Brasil, UFDpar - Piauí - Brasil
Autores
DAVI SERGIO DOS SANTOS PACIFICO, ALBA ANGÉLICA NUNES MOUTA, VANESSA DA CONCEIÇÃO SOARES COSTA, RENATA PAULA LIMA BELTRÃO, OSWALDO LIMA ALMENDRA NETO