Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DA INFLUÊNCIA DA PANDEMIA PELO COVID 19 SOBRE A NOTIFICAÇÃO DOS CASOS DE HEPATITES VIRAIS NO BRASIL.

Fundamentação teórica/Introdução

As hepatites virais são subdivididas em 5 grupos A, B, C D e E com características clinicas, laboratoriais e epidemiológicas bem especificas, bem como forte tropismo aos tecidos hepáticos. Estas representam um grave problema de saúde pública devido a elevada taxa de prevalência, incidência e mortalidade. Por conta disso, os casos dessas infecções são considerados como casos de “notificação compulsória”.

Objetivos

Analisar a influência do período pandêmico pela covid 19 sobre a notificação dos casos de hepatites virias no brasil.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico de caráter quantitativo, realizado por meio de dados secundários através de uma consulta ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), disponível no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) sobre as notificações acerca dos de hepatites virais no Brasil entre os anos de 2019 e o contexto pandêmico de 2020. Para a pesquisa, as variáveis escolhidas foram: casos confirmados por UF de notificação e sexo.

Resultados

Para o ano de 2019 foram registrados um total de 32.795 casos de hepatites virais, apresentando como destaque o estado de São Paulo com 7.909 casos notificados, já para o ano de 2020 observou-se uma queda abrupta no numero de casos registrados, sendo no total 16.818, o que representa uma redução de 48,7%, mantendo, ainda assim, o estado de São Paulo com os maiores índices de casos notificados. No que tange a variável sexo para o ano de 2019 foram registrados 18.795 (57,3%) para o sexo masculino e 13.983 (42,6%) para o sexo feminino, ficando 0,1 % para os casos notificados como sexo ignorado. Em contrapartida, para o ano de 2020 foram registrados 9.866 (58,7%) para o sexo masculino e 6.946 (41,3%) para o sexo feminino, o que mostra a redução da busca pelos cuidados da saúde frente ao período pandêmico.

Conclusões/Considerações Finais

A partir do presente estudo, a redução dos casos confirmados entre os anos destacados, torna imprescindível a análise e descrição dos aspectos epidemiológicos da hepatite sob a influência da pandêmica pela covid 19, para que assim, sirvam de subsidio em relação as políticas públicas de intervenção diagnóstica e cuidado à saúde do ser humano.

Palavras Chave

Pandemia, tecidos hepáticos, vírus.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNITPAC - Tocantins - Brasil

Autores

VITORIA RESENDE LOPES, NATHALIA BRUM CAVALCANTI, CAIO ROBERTO VIANA ARAUJO, LUCAS SHANGENIS DE HOLANDA GAMA