Dados do Trabalho
Título
DISTRIBUIÇAO GEOGRAFICA DA TAXA MEDIA DE USUARIOS DE PROFILAXIA PRE-EXPOSIÇAO (PREP) POR UNIDADES DA FEDERAÇAO DO BRASIL: 2018-2021
Fundamentação teórica/Introdução
A profilaxia pré- exposição é uma abordagem inovadora de saúde pública que visa prevenir doenças infecciosas, como o HIV, em indivíduos com maior risco de exposição. Consiste no uso diário de medicamentos antirretrovirais antes da exposição, reduzindo significativamente o risco de infecção.
Objetivos
Este estudo tem como objetivo evidenciar a redução da probabilidade de infecção pelo vírus do HIV por meio da utilização de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual
Delineamento e Métodos
Foi realizado um estudo epidemiológico, do tipo ecológico com dados obtidos do painel de monitoramento da PrEP do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde. A população estudada foi composta por usuários em PrEP e também por descontinuidade do uso da PrEP em todas as unidades da federação do Brasil entre janeiro de 2018 e junho de 2021. Os mapas cloropléticos foram elaborados considerando a proporção de usuários e de descontinuidades a cada 100.000 habitantes e em cada mapa foi plotado o número de dispensadores para referência utilizando o software QGis 3.16.9. Uma matriz de correlação foi elaborada utilizando o teste de Spearman para cálculo do coeficiente de correlação e considerando significativo p<0,05, realizado pelo software R 4.1.
Resultados
Foram identificadas no âmbito nacional 270 serviços dispensadores e as unidades da federação com maior proporção de usuários a cada 100.000 habitantes foram: São Paulo (23,34), Santa Catarina (22,69), Mato Grosso do Sul (15,74), Roraima (15,32) e Goiás (15,12). As unidades da federação com maior proporção de descontinuidade por 100.000 habitantes foram: Espírito Santo (26,14), São Paulo (17,43), Roraima (12,62), Mato Grosso do Sul (12,45) e Santa Catarina (10,09). Houve correlação estatisticamente significativa entre a quantidade de dispensadores e a proporção de usuários por 100.000 habitantes (rho=0,55) e também com a proporção de descontinuidades por 100.000 habitantes (rho=0,44).
Conclusões/Considerações Finais
As unidades da federação com maior proporção de usuários PrEP se concentraram na região Sul e Sudeste, suavemente diferente das unidades da federação com maior proporção de descontinuidades da PrEP que contou com maior representação da região Centro-Oeste. O aumento do número de serviços dispensadores apresentou maior correlação com o número de usuários do que com o número de descontinuidades.
Palavras Chave
HIV, PrEP, profilaxia, IST
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Autores
GUILHERME PAVINI NUNES, MARLON EDUARDO DOS SANTOS RODRIGUES, HUGO DIAS HOFFMANN