Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DAS ATIVIDADES INSTRUMENTAIS DA VIDA DIARIA DE IDOSOS COM ALZHEIMER E PARKINSON ATRAVES DA APLICAÇAO DO TESTE DE LAWTON EM UM PROJETO DE EXTENSAO NO NORTE DO BRASIL
Fundamentação teórica/Introdução
O envelhecimento da população tem sido acompanhado por um aumento no número de casos de doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer, que impactam significativamente a independência dos idosos. Neste contexto, os testes de avaliação neurocognitivas, como o teste de Lawton, surgem como uma oportunidade de mensurar e identificar as necessidades desses indivíduos.
Objetivos
Avaliar o grau de dependência de idosos com Alzheimer e Parkinson participantes de um projeto de extensão de uma universidade da região norte do Brasil, utilizando o teste de Lawton, com o propósito de analisar a funcionalidade e autonomia dos participantes em suas atividades instrumentais de vida diária (AIVD).
Delineamento e Métodos
Estudo retrospectivo realizado nos anos de 2021 e 2022 utilizando o teste de Lawton. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos sob o parecer de nº 66758017.0.0000.0003. A aplicação do teste foi realizada por acadêmicos de medicina diretamente com os pacientes ou por meio do relato dos acompanhantes. O teste de Lawton é constituído de 9 perguntas sobre as AIVD, como: uso de telefone, uso de transporte, preparo de refeições, entre outras. As perguntas foram respondidas em três graus: sem ajuda, com ajuda parcial ou com ajuda total. Uma pontuação de 0 a 9 foi atribuída ao resultado, com 1 ponto para cada atividade com dependência parcial ou total e 0 para atividades sem ajuda. Após a coleta dos dados, foi feita a análise estatística através do Software Microsoft Office Excel.
Resultados
A amostra foi composta por 17 participantes, sendo aproximadamente 53% mulheres e 47% homens, com idade média de 71,2 anos. A pontuação média do desempenho dos pacientes foi de 5.82. As mulheres apresentaram um grau de dependência maior em relação aos homens, 6.33 e 5.25 pontos respectivamente. 5,8% dos pacientes não apresentaram grau de dependência, 23,5% dos pacientes possuíam dependência total ou parcial em 1-3 atividades, 17,6% com dependência total ou parcial em 4-6 atividades e 52,9% com dependência total ou parcial em 7-9 atividades.
Conclusões/Considerações Finais
A aplicação do teste de Lawton revelou-se uma ferramenta valiosa para avaliar a funcionalidade e autonomia de idosos com Alzheimer e Parkinson. Os resultados indicaram que a maioria dos pacientes apresentava algum grau de dependência nas atividades instrumentais de vida diária (AIVD), destacando a relevância de estratégias de suporte e cuidado individualizadas.
Palavras Chave
Envelhecimento; Doenças neurodegenerativas; Testes neurocognitivos.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Trabalhos Científicos
Instituições
Universidade Federal do Amapá - UNIFAP - Amapá - Brasil
Autores
VINICIUS MACIEL VILHENA, CAROLINE LIMA DE FREITAS, LUIZ FELIPE FAÇANHA RAMOS, LORANE IZABEL DA SILVA HAGE MELIM, VIVIANE CRISTINA CARDOSO FRANCISCO