Dados do Trabalho
Título
ACHADOS CLINICOS E EVOLUÇAO DE UMA PACIENTE COM NEUROFIBROMATOSE DO TIPO 2
Fundamentação teórica/Introdução
A neurofibromatose do tipo II (NF2) é uma condição genética com padrão de herança autossômico dominante que cursa com uma predisposição a tumores, em especial schwanommas vestibulares bilaterais. A apresentação clínica é variada, geralmente com sintomas associados à extensão tumoral, os quais ampliam as hipóteses diagnósticas em pacientes sem história familiar. Ademais, o acompanhamento adequado de pacientes com a NF2 permite a avaliação da progressão da doença.
Objetivos
Relatar o caso de uma paciente com quadro clínico com sinais focais neurológicos e a subsequente investigação diagnóstica de NF2.
Delineamento e Métodos
Realizou-se relato do caso em conjunto com uma revisão da literatura.
Resultados
A paciente era uma menina de 13 anos, filha de um casal sem doenças genéticas ou história familiar. Teve um episódio de fotofobia e de paralisia do olho esquerdo aos 5 anos, quadro que durou aproximadamente 1 mês e teve melhora espontânea. Contudo, ele começou a se repetir posteriormente, cerca de uma vez ao ano. Aos 11 anos, ela apresentou tontura, tanto em repouso quanto em movimento. Ao exame físico, observava-se falta de equilíbrio e fraqueza nas pernas. Evidenciou-se papiledema bilateral, com impressão de uma possível hipertensão intracraniana. Foi realizada tomografia de crânio, que revelou a presença de um schwannoma bilateral do nervo vestibular. O aumento do volume deste tumor levou a um quadro de hidrocefalia obstrutiva e sinais hipertensivos. A paciente evoluiu com perda de visão e necessitou ser submetida a uma terceiroventriculostomia endoscópica. O tumor de sistema nervoso central não chegou a ser ressecado.
Conclusões/Considerações Finais
A soma dos achados clínicos e dos resultados dos exames complementares foi compatível com o diagnóstico de NF2. Os tumores predispostos pela doença costumam cursar com sintomas associados, que incluem zumbido, perda auditiva e alteração do equilíbrio. A doença possui um padrão de herança autossômico dominante, e aproximadamente 50% dos casos se devem a variantes patogênicas novas. Preconiza-se que pacientes apresentando NF2 devem ser cuidadosamente acompanhados, devido à possível evolução dos sintomas, bem como orientados quanto à possibilidade de recorrência genética entre seus filhos e o possível acometimento de outros membros na família.
Palavras Chave
neurofibromatose tipo 2, schwannomas vestibulares, perda auditiva, alteração do equilíbrio.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
VALENTINA STEFFENS BRACHT, ANDRIELLE MIOZZO SOARES, GABRIELA KLEIN HERWIG, FÁBIO BIGUELINI DUARTE, RAFAEL FABIANO MACHADO ROSA