Dados do Trabalho
Título
INJURIA RENAL AGUDA POR GLOMERULONEFRITE RAPIDAMENTE PROGRESSIVA COM DEPOSITOS DE IGA: UM RELATO DE CASO
Fundamentação teórica/Introdução
A Nefropatia por IgA (IgAN) é a glomerulopatia primária mais comum do mundo. A doença se caracteriza por um depósito de imunocomplexos (anti-Imunoglobulina A) no mesângio glomerular, podendo essa condição se apresentar de diversas formas, desde hematúria assintomática até a glomerulonefrite rapidamente progressiva. A frequência do diagnóstico é variável em diferentes populações e depende do rastreamento de hematúria e da indicação de biopsia. Sua taxa de progressão de 30-40% em 20-30 anos torna a IgAN uma importante preocupação em saúde pública no Brasil.
Objetivos
Descrever um caso de Nefropatia por IgA apresentado como uma glomerulonefrite rapidamente progressiva, forma de menor ocorrência da patologia
Delineamento e Métodos
Relato de Caso
Resultados
Homem, 18 anos, sem comorbidades prévias, interna devido a quadro de hematúria, dor lombar bilateral, oligúria e astenia. Relata episódio febril e sintomas gripais precedendo o quadro há 5 dias. Nega uso de qualquer medicação durante esse período. Ao exame clínico apresentava pressão arterial de 180x110 mmHg e edema 2+/4+ em membros inferiores. Ao exame laboratorial ureia 160 creatinina 9,8 Anti-estreptolisina O 65,5 C3 168 C4 274. O sumário de urina evidenciava proteinúria 1+ e hematúria 3+. Ultrassonografia de rins e vias urinárias sem alterações. O paciente evoluiu com necessidade de terapia renal substitutiva, sendo realizada biópsia renal para elucidação diagnóstica e iniciado pulsoterapia com metilpredinisona. A Biópsia Renal apresentou positividade nas incubações com os soros anti-pool e anti-IgA, difuso, granular, no mesângio e focal em parede de arteríola compatível com Nefropatia por IgA (IgAN) Após pulsoterapia o paciente evoluiu com melhora progressiva da função renal, sendo optado pela interrupção da hemodiálise após um mês, recebendo alta hospitalar e acompanhamento ambulatorial pela Nefrologia.
Conclusões/Considerações Finais
A glomerulonefrite rapidamente progressiva é a forma mais rara de apresentação da Nefropatia por IgA, não anulando o cuidado que deve ser despendido a ela, visando impedir sua progressão para doença renal crônica. Esse relato também reforça a importância da biópsia renal, fundamental no caso, já que além de ter permitido o diagnóstico, auxilia na identificação do prognóstico através do padrão de acometimento glomerular.
Palavras Chave
glomerulonefrite por IGA, nefropatia, imunoglobulina A.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
Hospital Federal dos Servidores do Estado - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
THALLES VITOR TEIXEIRA PACIFICO, SOPHIA ISABEL LINNEMANN KILGORE, RAFAEL VICENZO VALENTINI, BRENO CASTRO CORREA DE FIGUEIREDO, LARISSA BARBEIRO DOS SANTOS