Dados do Trabalho
Título
SINDROME ANTISSINTETASE, UM DESAFIO DIAGNOSTICO DENTRE AS MIOPATIAS INFLAMATORIAS AUTOIMUNES: RELATO DE CASO
Fundamentação teórica/Introdução
A SÍNDROME ANTISSINTETASE É UM ESPECTRO DE MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS CARACTERIZADA PRINCIPALMENTE POR MIOPATIA INFLAMATÓRIA, ALÉM DE SINAIS E SINTOMAS EXTRAMUSCULARES, QUE PODEM ENVOLVER PELE, PULMÃO E ARTICULAÇÕES. A PATOLOGIA É DECORRENTE DA PRODUÇÃO DE ANTICORPOS CONTRA A SINTETASE DO RNAt, ESSENCIALMENTE O ANTI-JO1. A DOENÇA PULMONAR INTERSTICIAL É A PRINCIPAL CAUSA DE MORBIDADE E MORTALIDADE NA SAS.
Objetivos
RELATAR CASO CLÍNICO DE PACIENTE COM DIAGNÓSTICO DE SÍNDROME ANTISSINTETASE EM ENFERMARIA DE CLÍNICA MÉDICA.
Delineamento e Métodos
RELATO DE CASO DE PACIENTE INTERNADO EM HOSPITAL TERCIÁRIO DE REFERÊNCIA EM PERNAMBUCO.
Resultados
PACIENTE FEMININA, 57 ANOS, COM HISTÓRIA DE FEBRE NÃO AFERIDA DIÁRIA, GONARTRALGIA BILATERAL E QUADRO DE DISPNEIA AOS MÉDIOS ESFORÇOS COM PROGRESSÃO PARA PEQUENOS ESFORÇOS HÁ 2 MESES.REFERIA AINDA ARTRALGIA, EDEMA, RIGIDEZ MATINAL DE CURTA DURAÇÃO E ESPESSAMENTO CUTÂNEO EM MÃOS, ASSOCIADOS A HIPERCERATOSE E FISSURAS EM POLPAS DIGITAIS, HÁ CERCA DE 1 MÊS. ADMITIDA NA ENFERMARIA DE CLÍNICA MÉDICA PARA COMPENSAÇÃO CLÍNICA E ELUCIDAÇÃO DIAGNÓSTICA. FOI REALIZADO TOMOGRAFIA DE TÓRAX SEM CONTRASTE COM ACHADO DE ÁREAS DE OPACIDADE EM VIDRO FOSCO DIFUSAS NO PARÊNQUIMA PULMONAR BILATERALMENTE NOS SEGMENTOS BASAIS E OPACIDADES CENTROLOBULARES ESPARSAS, SUGESTIVOS DE PNEUMONITE INTERSTICIAL NÃO ESPECÍFICA (PINE). DIANTE DE ACOMETIMENTO PULMONAR E ARTICULAR DE PADRÃO INFLAMATÓRIO AUTOIMUNE, FEBRE PERSISTENTE E ALTERAÇÕES CUTÂNEAS, OPTADO POR INÍCIO DE CORTICOTERAPIA COM PREDNISONA 60MG/DIA E AVENTADA A HIPÓTESE DE SAS. FORAM SOLICITADOS AUTOANTICORPOS, ESTANDO O ANTI-JO1 POSITIVO. TENDO EM VISTA POSSÍVEL MIOPATIA ASSOCIADA, EVIDENCIADO CK TOTAL ELEVADA (703) E REALIZADO ELETRONEUROMIOGRAFIA CUJO PADRÃO APRESENTOU MONONEUROPATIA BILATERAL MODERADA DOS NERVOS MEDIANOS NO CARPO, COM ACOMETIMENTO DO RAMO MOTOR, SEM PADRÃO MIOPÁTICO. LOGO, QUADRO CLÍNICO E SOROLÓGICO CONFIRMARAM O DIAGNÓSTICO DE SAS, SENDO PRESCRITO METROTREXATO 10MG/SEMANA E ÁCIDO FÓLICO 5MG/DIA, ALÉM DO DESMAME DE CORTICOIDE. PACIENTE EVOLUIU COM MELHORA IMPORTANTE DA DISPNEIA E DO QUADRO ARTICULAR, APTA PARA SEGUIMENTO AMBULATORIAL.
Conclusões/Considerações Finais
POR SE TRATAR DE DOENÇA RARA, COM INCIDÊNCIA NA POPULAÇÃO AINDA DESCONHECIDA, MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS VARIÁVEIS E APRESENTAÇÃO GRADATIVA QUE ACOMETE DIFERENTES POLOS ORGÂNICOS, É IMPRESCINDÍVEL A SUSPEIÇÃO DIAGNÓSTICA PARA TRATAMENTO PRECOCE, DIRECIONADO E EFICAZ DA SÍNDROME.
Palavras Chave
DISPNEIA
PNEUMONITE
ARTRALGIA
MIOPATIA INFLAMATÓRIA
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Autores
CLARA FELINTO RAMOS, LETICIA PINHEIRO DE MELO, MARINA LIA FOOK MEIRA BRAGA, INGRID DANTAS SAMPAIO LEITE, EDUARDA MIGUEIS QUINTAS CALHEIROS