Dados do Trabalho


Título

SINDROME PULMAO-RIM EM PACIENTE TRANSPLANTADO RENAL: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Introdução: Síndrome pulmão-rim é definida por hemorragia alveolar e glomerulonefrite rapidamente progressiva. As vasculites ANCA (anticorpo anti-citoplasmático de neutrófilo) são o fator principal em 70% dos casos e podem progredir para doença renal estágio 5 em até 20%. Em transplantados renais a taxa de recidiva (de novo) de vasculite ANCA é 10 a 15% e pode ocorrer soroconversão após o transplante.

Objetivos

Objetivos: Relatar um caso de vasculite ANCA com síndrome pulmão-rim em paciente transplantado renal para ampliar a discussão de surgimento e recidiva de doenças com potencial grave nessa população.

Delineamento e Métodos

Métodos: Trata-se de relato de caso, através de dados coletados em prontuário.

Resultados

Descrição do caso: J.C.D., 60 anos, sexo masculino. Transplantado renal em 2019 por doença renal crônica de etiologia indeterminada em imunossupressão com tacrolimus, sirolimus e prednisona. Desde o transplante apresentava quadro de hematúria microscópica e leve piora na função renal, tendo feito biópsia do enxerto nesse período sem sinais de rejeição. Após 4 anos, apresentou nova alteração de função renal, dispneia e edema de membros inferiores. Realizado ecocardiograma sem sinais de insuficiência cardíaca e tomografia de tórax com sinais congestivos associados a áreas de vidro fosco, múltiplos nódulos pulmonares e linfonodomegalias mediastinais. Devido a disfunção renal com necessidade de hemodiálise por quadro congestivo e achados sugestivos de infecção granulomatosa, foram solicitadas biópsia renal e broncoscopia, além de rastreio para doenças autoimunes e virais, previamente negativos. Broncoscopia evidenciou hemorragia alveolar e paciente evoluiu com hemoptise e necessidade de intubação orotraqueal. Apresentou queda progressiva de hemoglobina a despeito de transfusões sanguíneas e piora de função renal, evoluindo a óbito. Exames resgatados com P-ANCA de 1/80, anti-mieloperoxidase 120 U/ml e biópsia renal com glomerulopatia esclerosante com atividade crescêntica pauci-imune, compatível com vasculite ANCA positiva desencadeando síndrome pulmão-rim.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: A síndrome pulmão-rim secundária à vasculite é uma condição rara e de alta mortalidade. É rotina no transplantado renal o acompanhamento contínuo para identificar e evitar possíveis doenças que causam disfunção do enxerto. A possibilidade de início ou recidiva de vasculite nesses pacientes é pequena, mas deve ser considerada em cenários mais graves.

Palavras Chave

Palavras-chave: Vasculite associada a ANCA. Hemoptise. Glomerulonefrite.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Categoria

Relato de Caso

Instituições

Real Hospital Português - Pernambuco - Brasil

Autores

VITORIA LOUISE SILVA BARROS, BEATRIZ NEVES DE MOURA FERREIRA GOMES, DIOGO BUARQUE CORDEIRO CABRAL, MÁRIO FERREIRA DE ALMEIDA FILHO, MARINA DE SÁ GADELHA