Dados do Trabalho
Título
GRANULOMATOSE EOSINOFILICA COM POLIANGEITE (GEPA) OU SINDROME DE CHURG-STRAUSS COM MANIFESTAÇAO DE MIOCARDITE EOSINOFILICA: RELATO DE CASO
Fundamentação teórica/Introdução
Introdução: Granulomatose eosinofílica com poliangeíte (GEPA) é uma vasculite de pequenos vasos rara, caracterizada por infiltrado inflamatório eosinofílico granulomatoso, tendo como protótipo asma refratária e rinossinusite recorrente. O acometimento cardíaco ocorre em 27 a 47% dos casos, podendo abranger quadros de arritmia, insuficiência cardíaca e miocardite, esta última com uma mortalidade de 50%.
Objetivos
Objetivos: Relatar um caso de GEPA ou síndrome de Churg-Strauss, uma
doença rara com acometimento miocárdico grave em paciente com sintoma inicial de dispneia e assim,
reiterar a importância do raciocínio clínico e diagnóstico diferencial.
Delineamento e Métodos
Métodos: Este estudo é um relato de caso, através de consulta de prontuário.
Resultados
Descrição do caso: T.L.M.G,75 anos, sexo feminino. Internada por quadro de tosse crônica e dispneia há 6 meses. Passado de rinossinusite crônica e asma brônquica, comprovados por tomografia, nasofibroscopia e pletismografia. Estava em programação ambulatorial de sinusectomia por achado de candida albicans em cultura traqueobrônquica. Iniciada investigação por refratariedade do quadro. Exames apontavam hipereosinofilia e padrão congestivo em tomografia de tórax, sendo realizado ecocardiograma com achado de pressão sistólica em artéria pulmonar de 62 mmHg e peptídeo natriurético tipo B de 13.000. Ressonância cardíaca com sinais de miocardite por infiltração eosinofílica. Evoluiu com piora da dispneia e fibrilação atrial de alta resposta, sendo decidido iniciar prednisona 1mg/kg, sem pulsoterapia pela necessidade de excluir rinossinusite fúngica alérgica. Paciente evoluiu com melhora clínica dramática e supressão completa de eosinófilos. Optado por sinusectomia e, após recuperação cirúrgica, indução com ciclofosfamida. Confirmação etiológica ocorreu com anticorpo anti-citoplasma de neutrófilo positivo com padrão perinuclear e anti mieloperoxidase > 1/320, enquanto material cirúrgico demonstrou ausência de fungos. Paciente segue em esquema mensal de ciclofosfamida, com melhora completa dos sintomas.
Conclusões/Considerações Finais
Conclusão: A GEPA é um desafio diagnóstico, podendo permanecer num longo período de fase prodrômica, com sintomas comuns e fenotipados de um paciente asmático e alérgico. É de fundamental importância atentar para esse diagnóstico em quadros refratários ou de curso atípico, principalmente para manifestações cardíacas, que são o principal preditor de mortalidade nesses pacientes.
Palavras Chave
Palavras chave: Síndrome de Churg Strauss. Miocardite. Eosinofilia.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
Real Hospital Português - Pernambuco - Brasil
Autores
ANDRESSA MARIA SILVA MACIEL DOS SANTOS, LUCAS GABRIEL PEREIRA SANTOS, BEATRIZ NEVES DE MOURA FERREIRA GOMES, MARIO FERREIRA DE ALMEIRA FILHO, FLÁVIO JOSÉ SIQUEIRA PACHECO