Dados do Trabalho
Título
UM CASO DE SIFILIS SECUNDARIA APRESENTANDO-SE COMO MULTIPLOS NODULOS PULMONARES
Fundamentação teórica/Introdução
A sífilis é uma doença sexualmente transmissível que pode afetar vários órgãos em seus estágios secundário ou terciário. Descrevemos um caso de sífilis secundária com envolvimento pulmonar.
Objetivos
Relatar o caso clínico de uma paciente com sífilis secundária que apresentou envolvimento pulmonar na forma de nódulos difusos, enfatizando os desafios diagnósticos e a abordagem terapêutica para essa rara manifestação da doença.
Delineamento e Métodos
Este relato de caso foi conduzido retrospectivamente, analisando os registros médicos e os resultados de exames de uma paciente diagnosticada com sífilis secundária e nódulos pulmonares. Descrevemos a apresentação clínica, resultados laboratoriais, achados de imagem e a abordagem terapêutica utilizada para o tratamento bem-sucedido da paciente.
Resultados
Paciente de 35 anos, sexo feminino, com história prévia de lúpus eritematosos sistêmico, relatou surgimento abrupto de lesões de pele localizadas em face inferior que se estenderam para couro cabeludo, pescoço, tronco e membros superiores. As lesões surgiram acompanhadas de febre, dor e edema em tornozelos, punhos e membro inferior. À anamnese, negava tosse associada ou dispneia. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, corada, eupneica, afebril, sem achados importantes na ausculta pulmonar e cardíaca. Foram realizados exames sorológicos, os quais evidenciaram FTA-Abs positivo e VDRL 1/64. A tomografia de tórax revelou nódulos pulmonares sólidos e não calcificados expressos pelo parênquima pulmonar, com distribuição randômica, bilateral e, predominantemente, periférica. O maior nódulo apresentava-se com 2,1x1,5 cm e um dos nódulos se destacou por apresentar escavação central pequena, medindo 1,3x1,1cm. Optado por realizar tratamento para sífilis secundária com penicilina benzatina diante de quadro clínico compatível e história prévia de tratamento do parceiro para sífilis. A paciente, então, evoluiu com melhora das lesões e nova tomografia realizada após o tratamento adequado se mostrou sem alterações.
Conclusões/Considerações Finais
O caso clínico apresentado destaca a importância da consideração da sífilis secundária como um diagnóstico diferencial em pacientes com nódulos pulmonares de etiologia incerta. A abordagem diagnóstica precoce, com exames laboratoriais específicos e avaliação por imagem, possibilitou o tratamento adequado, resultando na resolução dos sintomas e melhora significativa da paciente.
Palavras Chave
Sífilis; Nódulos pulmonares múltiplos; Infecções sexualmente transmissíveis; Treponema pallidum
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
IMIP - Pernambuco - Brasil
Autores
SOPHIA LOUREIRO MARINHO PANGALIS, LARYSSA RENATA MUNIZ ROCHA, BARBARA DOS SANTOS VICENTE, JOSÉ VITOR TERÊNCIO SILVA, ERICK BARRETO PORDEUS